Blog do Prisco
Coluna do dia

Afinidade e desconforto

Pela sintonia que vêm demonstrando as bancadas do PMDB e do PSDB na Alesc, no que depender dos deputados, os dois partidos têm tudo para estarem juntos em 2018. Evidentemente que o jogo precisa ser combinado com os russos. Neste caso, os pré-candidatos a governador pelas duas legendas, o senador Paulo Bauer e o deputado federal Mauro Mariani, além de prefeitos, e dirigentes partidários.

Neste terça-feira, parlamentares tucanos e do Manda Brasa cruzaram os talheres durante almoço em um hotel da Capital. Deram sequência ao encontro com uma reunião em que apontaram para o desconforto em relação ao Centro Administrativo. O  governo, asseguram os deputados,  está discriminando as duas siglas na hora de  liberar recursos para convênios, diferenciando parte da base ou deputados que costumeiramente dão apoio nas votações de interesse do Executivo. A diferença de tratamento vem causando insatisfação, especialmente depois que as assessorias das bancadas aprofundaram o exame sobre a liberação de recursos destinados a prefeituras neste ano.

 

Nominata

O convite para o almoço-reunião partiu do líder do PMDB, deputado Mauro de Nadal ao líder do PSDB, Dóia Guglielmi. Participaram os peemedebistas Valdir Cobalchini, Dirce Heiderscheidt, Romildo Titon, Fernando Coruja, Ada de Luca, Luiz Fernando Vampiro, Carlos Chiodini e Moacir Sopelsa, e os tucanos Marcos Vieira, Serafim Venzon, Mário Marcondes, Leonel Pavan e Vicente Caropreso. Desses, seis são secretários de Estado.

 

Desconforto geral

Na Alesc, não são apenas deputados tucanos e peemedebistas que andam com o nariz torcido. “A bancada do desconto” é bem maior.

 

Emplacada

As taxas de juros mensais e anuais cobradas pelas operadoras de cartão de crédito deverão passar a ser exibidas em local mais visível na fatura, ao lado do campo onde está impresso o valor mínimo para pagamento. A proposta acaba de ser aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) e foi relatada pelo catarinense Dalirio Beber (PSDB).

 

Perda

Morreu, na madrugada de quarta-feira, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde já estava internado, o ex-deputado estadual Paulo Henrique Rocha Faria. Além de procurador da Alesc, ele também foi secretário de Estado de Agricultura e cumpriu dois mandatos no Parlamento Estadual.

 

Figura conhecida

De família tradicional da Ilha, foi presidente da associação dos ex-deputados do estado de SC – AEDESC. Somando tudo, Faria prestou serviços por 43 anos na Assembleia Legislativa, tendo se aposentado na compulsória.

 

Compliance eleitoral

Desembargador Carlos Prudêncio, que já foi presidente do TRE e idealizador do voto eletrônico, falará a respeito da importância do Compliance nos Partidos Políticos na segunda edição do Congresso de Compliance Íntegra, promovido pelo Instituto ARC, em Jurerê, nos dias 14 e 15 de setembro, com presenças de figuras ilustres da República no combate à corrupção como Vladimir Aras – Procurador Regional da República, Secretário de Cooperação Jurídica Internacional da PGR (com participação na Operação Lava Jato; Força Tarefa Global da Lava Jato e Monitores independentes).

 

Dar o exemplo

Para Prudêncio, pioneiro na visão de compliance no universo político em SC, o momento não poderia ser mais pertinente para tratar do assunto. Os partidos precisam dar o exemplo e adotar medidas concretas para a população, adotando práticas empresariais também na condução, transparente, das legendas.  Apenas mudar de nome, como muitos estão pretendendo, não resolve a questão fundamental: atitude de mudança para que realmente passem a representar as pessoas.