Blog do Prisco
Destaques Notícias

Ajustes no colegiado: Matos na Administração, Vinícius Lummertz assume a Casan e Valter Gallina vai para a Infraestrutura

O ex-deputado João Matos atendeu apelo de Raimundo Colombo e vai assumir a Secretaria de Administração entre esta terça (31) e quarta-feira (1˚ de abril). Ele pretendia confirmar a investidura na semana do dia 15, mas o governador tem pressa nos ajustes necessários neste momento delicado para o país.
O ato será informal, característica do atual do governo. E não haverá mudanças na estrutura da pasta, nem nas empresas ligadas à Administração. Todos os quadros serão mantidos.
Com a confirmação de Matos, Colombo aproveita para fazer outros dois ajustes na máquina: Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz – que não suporta mais ficar em Brasília – está praticamente definido na presidência da Casan. Solução que leva o atual comandante da empresa, Valter Gallina, à titularidade da Secretaria de Infraestrutura, substituindo o técnico João Carlos Ecker.

VINICIUS
EQUILÍBRIO NO TABULEIRO POLÍTICO

Além do currículo extenso e qualificado, pesou na escolha de João Matos a necessidade de se equilibrar as forças internas do PMDB que têm vez e voz no governo. Enquanto Lummertz – que está há 2,5 anos na estrutura do Ministério do Turismo – é indicação de Luiz Henrique da Silveira, assim como o próprio Gallina, Matos compõe o grupo de confiança do vice-governador Eduardo Pinho Moreira. Se o escolhido fosse Ari Vequi (que quase chegou lá), adjunto da Casa Civil, LHS emplacaria mais um, provocando um terremoto no governo e no partido. No meio de toda essa movimentação, Lummertz tirou 11 dias de férias (e não parece disposto a voltar a Brasília). Já Gallina voltou hoje de um período de descanso. Depois da Páscoa, o governo terá outra feição.

Fotos: capa, Jaqueline Nocetti, Secom – Interna, divulgação