Blog do Prisco
Coluna do dia

Amin detona PSD

Em entrevista à jornalista Karin Suayn, da Rádio Araranguá, neste sábado, o deputado federal Esperidião Amin, presidente estadual do PP e candidato a renovar o mandato na convenção de segunda-feira, não poupou palavras para alfinetar Raimundo  Colombo, Gelson Merisio, o PSD e Eduardo Moreira. Em seguida, o líder do PSD na Alesc, Milton Hobus, e o prefeito de Tubarão, ex-presidente da Alesc e candidato a vice-governador na chapa de Paulo Bauer na última eleição estadual, Joares Ponticelli, se manifestaram publicamente. Resumo da ópera: as feridas abertas em 2014 continuam purgando tanto nas hostes do PP como na relação de Esperidião Amin e seu grupo com o PSD. A temperatura nos bastidores está próxima do ponto de vaporização.

O ex-governador reiterou, na entrevista radiofônica, que o PP não tem candidato a governador, “neste momento”, e que ele não está trabalhando por isso. Mas foi enfático, com aquele tom ácido e de picardia característicos dele, de que o PP não deve fechar questão com o PSD já na segunda-feira, 21, data da convenção estadual da legenda.

Amin rememorou o episódio de junho de 2014. No dia 21 daquele mês e ano, a cúpula do PP recebeu uma carta do governador Raimundo Colombo, candidato à reeleição. O mandatário comprometeu-se, nas linhas que subscreveu, a destinar a vaga ao Senado em sua chapa (há três anos, só havia um candidato a senador por chapa) ao PP. O pré-candidato era o deputado Joares Ponticelli. Mas Colombo e o PSD não cumpriram o que estava no papel endereçado aos pepistas.

 

Histórico

Seis dias depois, em 27 de junho de 2014, o PMDB fez sua convenção, definiu por aliança com o PSD e indicou o candidato ao Senado. Dário Berger não só disputou como venceu a eleição e hoje atua na Câmara Alta com a maior desenvoltura.

 

Anotem a placa

Amin resumiu o sentimento depois da reviravolta: “chegamos para a nossa convenção, no dia 30 de junho, o último dia, sem eira nem beira. Conversamos com o PSDB às 22h e o Joares aceitou ser vice do Paulo Bauer,” lembra o pepista, salientando que o PP não pode, atualmente, ser mais fiel ao PSD do que “o próprio PSD, se eles não cumpriram, ou não puderam cumprir, um compromisso por escrito que assumiram com o PP (em 2014).”

 

Insatisfação no PSD

O presidente dos pepistas no Estado ilustrou sua afirmação. “Nós temos  história. O PSD foi criado há menos de quatro anos. Tudo isso tem que ser pesado. No próprio PSD, existem deputados manifestando desejo de sair porque não concordam. Exemplo: João Paulo Kleinübing (que tem bem encaminhada sua mudança para o DEM). Há outros deputados, como o deputado Milton Hobus, que não hesita em manifestar seu desejo de ser vice do PMDB, assim como o deputado João Rodrigues.”

 

Achaque de Moreira

À Rádio Araranguá, Esperidião Amin declarou que Eduardo Moreira (vice-governador) achaca Raimundo Colombo ao exigir que ele renuncie em dezembro ou janeiro. “E se o governador aceitar, Gelson Merisio vai ser candidato? E se o Raimundo Colombo renunciar em março ou abril? Ele vai ser candidato (ao Senado) contra o PMDB?,” cutucou o comandante dos pepistas. Ah sim, ele repetiu umas quatro vezes que a prioridade de coligação do PP é com o PSD. Mas como definir agora, espeta Amin, se nem o próprio Merisio sabe se vai ser candidato?

 

Contraponto

Líder da bancada do PSD na Assembleia, o deputado Milton Hobus reagiu de imediato. Está divulgando um áudio em que nega veementemente que seja candidato à majoritária. “Não conversei com o deputado Esperidião Amin, a quem respeito muito,  sobre este assunto. Aliás, não mantenho conversas regulares com ele. Todo o nosso partido sabe que sou um dos mais fervorosos defensores da candidatura própria. O deputado Gelson Merisio, que tem feito um trabalho excepcional, é muito inteligente, tem meu apoio incondicional e de toda nossa bancada.  Joares Ponticelli também reagiu (mais detalhes na coluna de amanhã) e ao final, declarou apoio a Silvio Dreveck para assumir a presidência do PP nesta segunda-feira, 21.