Blog do Prisco
Destaques

Anac questionada sobre concessão do Hercílio Luz

O Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo senador Dalirio Beber (PSDB-SC), se reuniu no final da manhã desta quarta-feira (22) com a superintendente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Clarissa Costa de Barros, e demais técnicos da agência, com a finalidade de questionar o processo de concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis.

Lembrando que o Fórum solicitou respostas à ANAC, pelo fato de não ter sido informado da audiência pública ocorrida na sexta-feira, 3 de junho, em Florianópolis, que discutiu o projeto.

“Santa Catarina precisa de uma ação concreta em relação aos seus aeroportos, principalmente os de Florianópolis e Navegantes. Somos questionados pela sociedade que já esperou demais. Pela nossa força econômica e turística, precisamos avançar. Como não participamos da audiência pública realizada pela ANAC no início do mês, viemos fazer alguns questionamentos para que possamos acompanhar e cobrar a celeridade da execução do projeto do aeroporto de Florianópolis”, justificou Dalirio.

Entre as dúvidas do Fórum, estão os reais investimentos feitos pela INFRAERO na tabela de desembolso financeiro. E ainda:

  • Como estão sendo conservados os equipamentos que adquiridos pela INFRAERO para utilização no futuro terminal, como as plataformas de embarque, as escadas-rolantes e as esteiras de bagagem?
  • Qual o cronograma para a realização dos trabalhos até o ato de homologação do resultado da licitação e adjudicação pelo vencedor? Já foram concluídas as tratativas da área patrimonial (permuta Estado/União)?
  • As licenças ambientais do acesso ao aeroporto Hercílio Luz já foram concedidas? Qual o prazo de validade?
  • Houve novas tratativas com o Sindicato dos Aeroportuários ou as condições de manutenção/contratação dos funcionários da INFRAERO continuam as mesmas daquelas apresentadas na audiência pública em Florianópolis?
  • Após o término das audiências públicas presenciais houve alguma alteração dos planos e metas inicialmente previstos?

A ANAC afirmou que vai responder ao Fórum o mais breve possível, além de se comprometer a aprimorar o processo de troca de informações para disseminar o máximo possível o cronograma de ações e o andamento de todo o processo.

A reunião contou com a presença dos deputados Carmem Zanotto e Edinho Bez, além de assessores dos demais parlamentares.

Foto>divulgação