Blog do Prisco
Coluna do dia

Apoio estratégico

Um almoço em Biguaçu, na segunda-feira, cidade do prefeito Ramon Wollinger, com a presença de Camilo Martins, de Palhoça, ambos do PSD, bem como de lideranças do partido na região, e também de PP e PSB, selou aquilo que foi considerado ato de apoio incondicional ao projeto de Gelson  Merisio ao governo em 2018.

O deputado segue firme sua cruzada na busca por mais lideranças e respaldo político. Destaque também para a presença do ex-prefeito de Biguaçu, Castelo Deschamps, do PP, que por muito tempo foi ligado a Esperidião Amin.

O respaldo dos prefeitos do PSD da Grande Florianópolis, bem como do próprio Castelo, liderança respeitadíssima, é estratégico para Merisio, que tem sua base política no Oeste. Prefeita de São José, quarto colégio eleitoral de Santa Catarina, Adeliana Dal Pont, mantém estreita sintonia com Merisio desde há tempos e também prestigiou o ato.

 

Pavan nas asas do Turismo

Leonel Pavan ainda não deixou transparecer se tentará a reeleição na Alesc ou se vai articular para ser suplente de senador no próximo ano. De qualquer forma, ele está surfando no bom momento do Turismo em Santa Catarina. Em recente evento da Abav, onde Santa  Catarina teve destaque, Pavan alardeou que a região Sul, puxada pelo turismo catarinense, acaba de superar o Sudeste no quesito destino de viagens no Brasil. “Só ficamos atrás do Nordeste”. A informação é baseada em dados do Ministério do Turismo.

 

Coordenação de campanha

O deputado federal Marco Tebaldi recebeu a visita do prefeito de Sul Brasil,  Eder Marmitt (PSDB), acompanhado do secretário de Administração, Vandecir Tosetto. Ambos vão coordenar a campanha de reeeleição de Tebaldi na região Oeste. Marmitt comemora os números do agronegócio, impulsionado quando ele assumiu a prefeitura.

 

Avicultura

O prefeito iniciou forte apoio a avicultura em 2013, quando buscou o apoio de Arno Pandolfo, presidente da Cooperitaipu. No último censo, em 2013, Sul Brasil figura como o líder em Santa Catarina e o 31º munícipio brasileiro em número de cabeças de aves. O rebanho municipal é de 5,250 milhões, conforme levantamento do IBGE. Marmitt comemora, pois a arrecadação com o setor chega a mais de 22%. As aves são abatidas em frigoríficos de Quilombo e Maravilha.

 

Pelo Social

Presidente da Fecam, Adeliana Dal Pont, que é prefeita de São José, foi a Brasília ontem. Ela reforça a  mobilização, na luta inglória para reverter o contingenciamento de verbas fundamentais para os municípios custearem os serviços de Assistência Social. A equipe econômica do governo passou a tesoura nesta área na peça orçamentária de 2018.  É de praxe em tempos de crise, mas neste caso, a tesourada foi absurda.

 

Frase

“Causa estranheza e preocupação aos municipalistas a discrepância entre o valor previsto e executado em 2017, de R$ 2,22 bilhões; com a proposta do governo federal para o exercício do próximo ano, de R$ 66 milhões.” Adeliana Dal Pont, sobre o corte drástico e quase total nos recursos federais para área social em 2018.

 

Ato político

Muita emoção e questionamentos no velório do falecido reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, o Cao, ontem na universidade. Embora não tenha havido manifestações, Ministério Público, Polícia e Justiça Federal precisam elucidar, rapidamente, se houve realmente motivos para justificar a espetaculosa e humilhante prisão a que foi submetido o professor  e doutor em Direito. Além de outras atitudes no mínimo questionáveis, como algemá-lo, conduzí-lo à penitenciária e obrigá-lo a vestir o uniforme laranja dos presidiários.