Blog do Prisco
Notícias

Aresc lança Aplicativo para comunicar vazamentos em vias públicas

Devido às altas perdas do sistema de água e vazamento de esgoto em vias públicas, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – ARESC juntamente com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC desenvolveu um Aplicativo que possibilitará o auxilio da população na fiscalização em redes primárias.

Em um primeiro momento, o App Aresc estará habilitado para os municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes, e Criciúma, estes atendidos pela Casan.

Com interface simples de navegação, as pessoas poderão utilizar a ferramenta para comunicar vazamentos de água e de esgoto em vias públicas através de procedimento simples e ágil. Além de ser um app que visa também 
à contribuição para os recursos hídricos, como o desperdício de água, diminuição de custos operacionais e, consequentemente, das tarifas.

Como funciona

Uma vez instalado o App Aresc, já e possível acessar a tela contendo a opção de comunicar ocorrências. O usuário precisa então selecionar a localização instantânea pelo GPS do celular e cadastrar seu nome e contato telefônico, e selecionar o tipo de ocorrência – vazamento de água ou de esgoto. Por fim, é necessário enviar fotos do vazamento. Feito o envio, a ocorrência passa pela central da Ouvidoria da Aresc e diretamente para a Casan.

O aplicativo estará disponível gratuitamente a partir de amanhã, 26, para celulares que usam o sistema operacional Android e iOS e é adaptável a outros dispositivos móveis, como tablets e iPads.