Blog do Prisco
Destaques

As marcas de Napoleão

Mesmo enfrentando dificuldades extras às que estão tirando o sono de prefeitos Brasil afora, o tucano Napoleão Bernardes vai para a reeleição com algumas marcas importantes como administrador de Blumenau.  Neste período de três anos e meio, ele governou a cidade tendo o PT – principal rival do PSDB – pilotando a máquina federal; e o PSD, de seu adversário Jean Kuhlmann, com quem disputou o segundo turno em 2012, na proa da nau Santa Catarina.

Em que pese este contexto desfavorável, o prefeito apostou em Saúde, Educação e Transparência. Nas duas primeiras áreas, ele investiu mais de 50% de todo o orçamento disponível no período. Levada a lupa sobre o setor de saúde, o calcanhar de aquiles da maioria dos governos, descobre-se que Bernardes alocou R$ 150 milhões a mais, desde o início do governo, do que o estabelecido pela lei.

Transparência

É notório que na terceira maior cidade de Santa Catarina, estas áreas essenciais vão muito bem, obrigado. No que tange à transparência da gestão, o tucano implantou várias ações que tornaram Blumenau referência nacional.

Na semana passada, um dos programas implementados, o Gestão Transparente da Prefeitura, recebeu o Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública da ESAG/Udesc.

Mão na massa

Outra aposta do alcaide blumenauense para buscar novo mandato é o ritmo das obras. Ele vem se intensificando grdativamente.

Toque de beleza

Obras de pequeno porte, reparos e embelezamento de praças, rótulas e parques também fazem parte da estratégia de Napoleão Bernardes. Revitalizando e humanizando a cidade.

Descentralização

Estas pequenas obras e ações são descentralizadas. O tucano costuma dizer que tem um olhar especial para os bairros, para as periferias de Blumenau.

Buraco e mato

Napoleão fez a escolha certa ao priorizar Saúde e Educação. Mas diante do quadro de penúria financeira, outra área ficou descoberta: a de infraestrutura. Pesquisas mostram que o maior problema da cidade são os buracos de rua e o mato que avança em locais públicos.

Insegurança

A questão da criminalidade também preocupa os blumenauenses. É um problema que todos os administradores públicos enfrentam no Brasil hoje.

Eloquência

Napoleão Bernardes também tem a seu favor a facilidade de comunicação e a empatia com os eleitores. Carismático, ele costuma ir às ruas, fazer corpo a corpo com a população. Os resultados são positivos.

Fla x Flu

A eleição em Blumenau ganha claros contornos de polarização. Um repeteco de 2012, com o próprio Napoleão (PSDB) de um lado e o deputado Jean Kuhlmann (PSD) de outro. A exemplo do que ocorreu no segundo turno da última eleição.

PT isolado

Além de ter poucas opções de alianças, o PT de Blumenau dificilmente contará com os nomes da deputada Ana Paula Lima e do vereador Jeferson Forest, esposa e genro, respectivamente,  do deputado federal Décio Lima. Os dois, inclusive, sequer devem respaldar o outro nome que o partido escolher para a disputa.

Reforços

Pelos lados do prefeito, o PP já fechou com ele e o PMDB caminha celeremente nesta direção. Já Kuhlmann pode ter o PR e o PSB, ambos aliados por orientação estadual. Neste caso, o pessedista ganharia o tempo de TV, mas corre sério risco de ver lideranças locais do PR e do PSB apoiando Napoleão Bernardes. O próprio João Paulo Kleinübing, líder maior do PSD de Blumenau, não demonstra muito entusiasmo pela candidatura do correligionário.