Blog do Prisco
Coluna do dia

Ausências na convenção do PMDB

Ausências na convenção do PMDB

As ausências mais sonoras durante a convenção dominical do PMDB – que aclamou o deputado federal Mauro Mariani como presidente estadual – foram o PSD e o PT.

Na província e no Planalto, o PMDB é aliado e governa ao lado dos dois com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o vice-presidente Michel Temer.

A posição dos petistas até se justifica. Não faz muito, o Manda Brasa Barriga-Verde adotou posição frontalmente contrária a Dilma Rousseff e seu modus operandi nas relações fisiológicas com os aliados no Congresso. Alguns mais exaltados chegaram a defender o impeachment da ex-mãe do PAC. Era natural a reação do PT, ignorando olimpicamente a festa do PMDB.

Sintomático: talvez os pemedebista tenha feito isso justamente para não contar com a presença dos petistas, temendo contaminação, considerando os reflexos da Operação Lava-Jato. Vale lembrar que petistas e pemedebista sempre se frequentaram em suas respectivas convenções, até pelas identificações ideológicas e programáticas, que são históricas em SC.

Bem mais difícil de explicar é o sumiço do PSD. Mas dá pra contextualizar. Houve grande mobilização de determinada liderança pessedista, desmobilizando o partido para evitar a presença de pessedistas no evento do PMDB. Percebendo a movimentação, supõe-se que o governador resolveu não comparecer – marcou exames providenciais em São Paulo – para evitar tensionar o partido. Era hora de mergulhar.

 

 

 

 

 

Debandada

De Raimundo Colombo ao prefeito da Capital (Cesar Souza Junior), passando pelo presidente da Assembleia e deputados federais estaduais do PSD, absolutamente ninguém apareceu na festa peemedebista.

 

 

 

 

Gesto presidencial

A presença mais expressiva na convenção foi o presidente estadual do PSDB, deputado estadual Marcos Vieira, que fez discurso contundente para salientar a proximidade entre os dois partidos.

 

 

 

 

Projeção

Antes mesmo de assumir a presidência do PMDB, Mauro Mariani havia declarado que seu projeto era atrair o PSDB. Sob esta ótica, começou bem.

 

 

 

 

Mas

Outros tucanos proeminentes, como os senadores Paulo Bauer (nome forte para uma composição majoritária no próximo pleito estadual) e Dalirio Beber, passaram longe do evento peemedebista na Capital.

 

 

 

 

Alto lá

Mauro Mariani tratou de puxar o freio de arrumação diante do clima de euforia na convenção peemedebista. Percebendo várias manifestações já o lançando como cabeça de chapa em 2018, ele foi contundente ao afirmar que o partido deve focar nas disputas do ano que vem.

 

 

 

 

Cabeça de chapa

Valdir Cobalchini, agora primeiro vice-presidente do PMDB, lançou a resolução pela candidatura própria ao governo do Estado nas próximas eleições estaduais. O documento foi aprovado por unanimidade dos mais de 400 delegados presentes. Foi o último ato de Cobalchini como presidente interino do partido. A propósito, o parlamentar tem sido lembrado para a próxima vaga de conselheiro no Tribunal de Contas de SC.

 

 

 

 

Cicerone

Jair e Eduardo Bolsonaro, pai e filho e ambos deputados federais, marcaram presença novamente em Santa Catarina no fim de semana. Desta vez, atenderam convite do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB) e desfilaram na famosa centopeia do chope da Oktoberfest. Peninha e os Bolsonaros estão na mesma frente que defende a liberação do porte de armas para os cidadãos comuns.

 

 

 

 

Sem condições

Passou da hora de Eduardo Cunha deixar a presidência da Câmara. Só faltaram aparecer fotos dele assinando e movimentando as contas milionárias na Suíça. E agora apareceram outras nos Estados Unidos. Tudo somado, coisa de R$ 60 milhões. É mais do que batom na cueca. O enfraquecimento de Cunha favorece Dilma, que ganha sobrevida no papel de rainha da Inglaterra.