Blog do Prisco
Notícias Últimas

Bornhausen e Bellini juntos em Itajaí

O prefeito Jandir Bellini (PP) e o ex-deputado Paulo Bornhausen (D na foto interna), presidente estadaul do PSB, circularam com extrema desenvoltura e muitos sorrisos nesta terça-feira, durante o almoço de ideias realizado pela ADVB em Itajaí. Tudo indica que o herdeiro do clã Bornhausen vai disputar a prefeitura da cidade, para onde já transferiu o domicílio eleitoral, com o apoio do atual alcaide.
Abaixo, as informações enviadas pela assessoria da ADVB acerca do evento. Confira

“O Brasil precisa de uma reforma de valores, diz Fábio Barbosa

Em evento da ADVB/SC em Itajaí, executivo, ex-presidente da Febraban, apontou gargalos e possíveis soluções para a retomada do crescimento no país, entre eles o resgate da ética e da transparência

Reforma política, tributária e previdenciária, fortes investimentos em infraestrutura e educação foram os fatores apontados pelo executivo Fábio Barbosa (D na foto interna), ex-presidente da Febraban e consultor da ONU e da Endeavor, como as possíveis soluções para a retomada do crescimento no país. Mas além destes pontos, Barbosa, que foi convidado da ADVB/SC para o Almoço de Ideias em Itajaí, destacou também que o Brasil precisa de uma ‘reforma de valores’, em que todos devem primar pela transparência e pela ética. “Temos que sair de uma sociedade que comete e tolera pequenos delitos no dia a dia. Como cidadãos, precisamos ser e buscar exemplos que mostrem que é possível prosperar sem transgredir”, enfatizou.

advb-sc lebarbenchon
A palestra Barbosa teve como tema o cenário econômico, político e social do país. Sobre a desaceleração na economia, que segundo ele apresentou os primeiros sinais em 2013, o executivo elencou alguns aspectos negativos que influenciaram para este momento de maior recessão. Entre eles, a política monetária com juros muito baixos e a alta no consumo com pouco investimento em estrutura. “País que quase não investe em infraestrutura e em educação para acompanhar seu crescimento, perde produtividade e competividade, as chaves para o crescimento concreto”, disse. Para Barbosa, o Brasil também está deixando passar a oportunidade de crescer pelo ‘bônus demográfico’, quando há grande parte da população em situação economicamente ativa. “É preciso ficar rico antes de envelhecer e não estamos fazendo isso. Logo teremos um abismo previdenciário a pagar onde quase 20% do PIB será destinado para fechar esta conta”, lembrou.
Como saída para a instabilidade e a recuperação econômica e política, Barbosa disse que o governo deve buscar eficiência da máquina pública e ajustar o custo Brasil, que hoje é um país oneroso, burocrático e nada funcional. Ainda destacou que a crise atual passa também pela desconfiança da capacidade do país em restabelecer o crescimento. “Empresas, municípios e estados podem fazer seus ajustes e ir adiante. Estas forças regionalizadas somadas vão ajudar a impulsionar novamente a economia”, completou Fábio Barbosa.
O Almoço de Ideias da ADVB/SC em Itajaí foi realizado na Sociedade Guarani e contou com a participação de grande número de empresários e representantes do poder público. Segundo o presidente da entidade, Octávio Lebarbenchon Neto (E na foto interna) “o evento cumpriu o desafio da ADVB de estar sempre perto e levando conteúdo de qualidade ao empresariado catarinense”, ressaltou.

Fotos: João Souza, divulgação