Blog do Prisco
Notícias

Carmen Zanotto é escolhida presidente da Frente Parlamentar Mista da Prematuridade

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) foi escolhida nesta terça-feira (18) presidente da Frente Parlamentar Mista Pela Causa da Prematuridade, que tem como objetivo aperfeiçoar a legislação existente no que se refere a ações de prevenção contra o parto prematuro e que garantam o adequado atendimento à saúde dos bebês que nascem antes do tempo e de suas famílias.

O lançamento da colegiado aconteceu também na tarde desta terça-feira, no Espaço Mario Covas do Anexo II, da Câmara dos Deputados. O evento contou a participação de parlamentares e representantes da sociedade civil organizada, como a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros.

Durante o lançamento, Carmen Zanotto destacou a importância da Frente no acompanhamento da tramitação, implementação e implantação de políticas nacionais e as desenvolvidas por entidades a favor da prevenção do parto prematuro.

O lançamento da colegiado aconteceu também na tarde desta terça-feira, no Espaço Mario Covas do Anexo II, da Câmara dos Deputados
O lançamento da colegiado aconteceu também na tarde desta terça-feira, no Espaço Mario Covas do Anexo II, da Câmara dos Deputados

“Precisamos trabalhar pela redução do número de partos por cesariana e de nascimentos de crianças prematuras. Sabemos que a ciência e as técnicas têm avançado muito em relação ao parto humanizado. E quanto menos crianças nascerem com prematuridade, maiores serão as chances de sobrevida”, afirmou Carmen Zanotto.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o nascimento de bebês prematuros no Brasil corresponde a 12,4% do total, o índice é o dobro do de países da Europa. O nascimento antes de 37 semanas de gestação está ligado a 53% dos óbitos de bebês no primeiro ano de vida.

O Dia Mundial da Prematuridade celebra-se a 17 de novembro.

A ausência de pré-natal, cesariana sem indicação médica, consumo de cigarro, álcool e drogas são algumas das causas do nascimento prematuro.

Os deputados Jerônimo Goergen (PPS-RS), Sinval Malheiros (Pode-SP) foram escolhidos, respectivamente, como primeiro e segundo vice-presidentes da Frente Parlamentar Mista da Prematuridade. O secretário-geral será o deputado Jorge Silva (PHS-ES).

Foto: Robson Gonçalves/PPS