Blog do Prisco
Destaques

Catarinense Teori Zavascki morre em Paraty

Catarinense de Faxinal dos Guedes, o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), morreu em um acidente aéreo no município de Paraty, Litoral do Rio de Janeiro. A mídia nacional está divulgando que ele será enterrado em Santa Catarina. O acidente, com uma aeronave particular com capacidade para oito pessoas, ocorreu por volta das 13h desta quinta, 19. 

Mesmo durante o recesso do Judiciário, Zavascki estava pronto para começar a homologar as delações premiadas dos executivos da Odebrecht, considerada a delação do fim do mundo, já na semana que vem!

MERÍSIO LAMENTA

Ainda presidente da Alesc, Gelson Merísio, era amigo pessoal do magistrado. O parlamentar não viajou no avião que vitimou o time da Chapecoense, diretores, comissão técnica e jornalistas na Colômbia porque teve um jantar com Zavascki em Florianópolis no domingo (27) que antecedeu a tragédia (ocorrida de segunda para terça, 29 de novembro de 2016). O governador Raimundo Colombo divulgou um áudio, lamentando a morte do ilustre conterrâneo. 

Nas redes sociais, as teorias da conspiração já começaram. Principalmente a partir do resgate de um post do filho do ministro (reproduzido abaixo), datado de maio de 2016, deixando claro que a família estava sob ameaças! Uma das expressões que vem sendo usada é a de que “celsodanielzaram” o Teori. 

Zava

 Perfil do ministro (publicada pelo site da Revista Veja)

 

Natural de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, Teori Albino Zavascki nasceu em 15 de agosto de 1948. Ele se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1972. Na universidade, ele também fez o seu mestrado (2000) e doutorado (2005).A entrada no funcionalismo público foi em 1976, como advogado do Banco Central, função que ele exerceu até 1989. Naquele ano, mediante decreto presidencial assinado pelo então presidente José Sarney (PMDB), como um dos primeiros juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que responde pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Antes do STF, Teori Zavascki exerceu o cargo de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre 2003 e 2012.Ele também exerceu longa atividade como professor universitário, a partir de 1980 quando foi aprovado em concurso para a Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) até 1987, quando assumiu vaga na UFRGS, onde lecionou até 2005. Neste ano, já ministro do STJ, assumiu cadeira na Universidade de Brasília (UnB).