Blog do Prisco
Coluna do dia

Clésio e Eduardo

A maior rivalidade política da última década em Criciúma se desfez com a reaproximação do prefeito Clésio Salvaro (PSDB) e do atual governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira (MDB). Em entrevista ao programa “Direto ao Ponto, com Nícola Martins”, da TV Engeplus, Salvaro concorda com comentário feito por Eduardo, de que o prefeito amadureceu desde que o chamou publicamente de “diabo”.

 “Cada atitude ao seu tempo. Já passei dos 50. Briguei muito na política, discuti, tinha posições fortes e continuo tendo”, falou. “Mas, há o amadurecimento de minha parte. Há o amadurecimento de todos”, completou.

O prefeito ainda frisou que pretende concorrer à reeleição em 2020 e que reflete sobre buscar uma vaga na majoritária em 2022, dependendo da conjuntura regional. Também não descartou uma coligação com o MDB e o PP. A entrevista foi gravada antes de vir à tona as denúncias envolvendo o senador Paulo Bauer, do PSDB.

Clésio Salvaro é atualmente o grande cabo eleitoral da região Sul. Sua reaproximação com Eduardo Moreira em um momento delicado para o PSDB pode significar aumento no índice, que estava bem baixo, de esperanças do MDB em ter os tucanos na chapa majoritária deste ano.

 

Merisio no Sul

Teve prefeito que percorreu até 1.500 quilômetros para prestigiar o jantar da aliança entre PSD, PP, PSB e os outros partidos em torno da pré-candidatura de Gelson Merisio,  em Criciúma. Foi o caso do prefeito Plínio, de São José do Cedro, quase na divisa com a argentina, que foi a liderança de mais distante a prestigiar o evento. Mas não foi o único.

 

Representatividade

Compareceram prefeitos de Lages, Chapecó, Videira, Palhoça, Tubarão, Treviso, Treze Tílias,  Lauro Müller, Urussanga, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Forquilhinha e Timbé do Sul.

 

FRASE

 “Não é só o Sul, apenas para Oeste ou a Serra. Aqui estão todas as região por você, Merisio”. Deputado estadual Kennedy Nunes (PSD), que tem base em Joinville, região Norte, durante jantar de lideranças com Gelson Merisio no Sul.

 

Ritmo de campanha

Merisio fez um roteiro pela região Sul semana passada. Quinta-feira realizou uma Sabatina Regional com a imprensa e líderes da sociedade, em Criciúma. Na cidade, visitou a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, em uma espécie de homenagem ao Dia da Mulher, e depois visitou o prefeito municipal, Clésio Salvaro (PSDB), na prefeitura. Já na sexta-feira realizou outra edição das sabatinas, desta feita  em Araranguá.

 

Posse no TRE

Nesta segunda-feira, às 18 horas, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ocorre a posse dos desembargadores Ricardo Roesler e Cid Goulart Júnior, respectivamente na Presidência e Vice-Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Na mesma ocasião, serão empossados também os desembargadores Volnei Celso Tomazini e Jaime Ramos como juízes substitutos da Corte. Estes serão os juízes responsáveis por conduzir o processo eleitoral de 2018 no Estado.

 

Palmas

Apesar de todas as pressões, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, não pautou para abril o processo que poderia rever o entendimento do Supremo acerca das prisões de condenados em segunda instância após o esgotamento dos recursos. Significa que Lula da Silva não poderá contar com esta alternativa para se livrar do xilindró.