Blog do Prisco
Coluna do dia

Colombo contra a nova CPMF

Colombo contra a nova CPMF

Em contato com a coluna, o governador Raimundo Colombo manifestou-se totalmente contra a proposta do governo federal de ressuscitar a extinta CPMF, agora com nova roupagem, sob o pomposo nome de Contribuição Interfederativa da Saúde (CIS). Embora a nomenclatura seja outra, o percentual que a União deseja abocanhar nas transações bancárias do brasileiro seria o mesmo de outrora: 0.38%.

“Por princípio, sou contra a criação de qualquer tipo de imposto. É uma posição inarredável,” pontuou o líder pessedista. Esta semana, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve na Grande Florianópolis, em Biguaçu, inaugurando o novo hospital regional.

Segundo Raimundo Colombo, o assessor de Dilma Rousseff não tocou no assunto, embora a mídia nacional esteja afirmando que ele foi encarregado de buscar o apoio dos governadores para a proposta prosperar. O aceno do Planalto é no sentido de dividir os recursos com os Estados e os municípios. Evidentemente que neste encaminhamento, o ônus político-eleitoral de uma medida tão impopular e perversa também seria dividido com os mandatários estaduais e municipais.

 

Absurdo

Os industriais catarinenses e brasileiros também já se posicionaram contra a nova CPMF, que deixou de vigorar em 2007.  A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) emitiram nota conjunta, classificando de “absurda” a proposta do governo federal.

 

 

Competitividade

De acordo com as entidades industriais, a ressureição da CPMF, se concretizada, vai aumentar custos e tirar ainda mais a competitividade do setor produtivo. O reflexo mais imediato seria outro aumento: o do desemprego.

 

Levante em Itajaí

Reunido sob a liderança de Eliane Rebello, o diretório do PMDB de Itajaí apresentou restrições às filiações do ex-prefeito Volnei Morastoni e do filho dele, o vereador Thiago Morastoni, ao partido. Os dois já avisaram que estão saindo do PT e têm seu passe também disputado pelo PSD.

 

 

Slogan

Os peemedebistas itajaienses criaram até um slogan a partir da perspectiva de filiação dos Morastonis. “Candidatura própria sim, goela-abaixo, não”. O diretório assegura que é contra “qualquer imposição de candidatura de alguém que não tenha história no partido”. O posicionamento vai ser oficializado e encaminhado aos diretórios estadual e nacional do PMDB.

 

Percentuais

A catarinense Carmen Zanotto conquistou a relatoria da PEC 01/2015, que propõe a elevação dos percentuais mínimos que a União tem que aplicar em saúde todos os anos. Atualmente, o patamar é de 15%. De acordo com o projeto, ele seria elevado, de forma escalonada, em cinco exercícios: 15%, 16%, 17%, 18%, até chegar a 18,7% do Orçamento da União no quinto exercício financeiro subsequente ao da promulgação da emenda constitucional.

 

 

Microempresas

O plenário da Câmara aprovou, por unanimidade, projeto do deputado Esperidião Amin (PP), estabelecendo garantias pessoais ou reais a sócios participantes em microempresas. A proposta foi subscrita por Amin, mas a iniciativa original, frisou o progressista, foi do então deputado Fernando Coruja (PMDB), em 2007.

 

Temperatura

Deputado federal Pedro Uczai (PT) subiu o tom das acusações contra o senador Aécio Neves (PSDB) no Congresso, depois que o doleiro Alberto Yousseff afirmou, na CPI da Petrobrás, que o mineiro recebeu propina oriunda de corrupção em Furnas. Para o petista, os tucanos estão se valendo de “moralismo seletivo, pois só querem criminalizar o partido (PT) e a presidente Dilma”.