Blog do Prisco
Notícias

Colombo participa do fórum regional e destaca os potenciais de Santa Catarina

O governador Raimundo Colombo participou nesta terça-feira, 5, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, do Fórum Regional Estadão, que discutiu o cenário e os obstáculos para 2018, as boas práticas de gestão pública e as oportunidades de investimentos e negócios em Santa Catarina. Colombo apresentou os potenciais do Estado e os desafios enfrentados para superar a crise econômica.

Raimundo Colombo destacou que para ter os melhores resultados diante do cenário de crise foi necessário fazer reformas estruturais e fortalecer os potenciais econômicos catarinenses. Ele também citou como medidas importantes a renegociação da dívida pública e a reforma da previdência.

florianopolis 05-12-2017 Estadão RAUL VELLOSO, COLOMBO E EXECUTIVOS DEBATEM GESTÃO E INVESTIMENTOS, NA FIESC fotos de Antonio Carlos Mafalda
Por onde passa, o governador destaca que em seu governo não houve aumento de impostos – fotos>Antônio Carlos Mafalda

>>> Galeria de fotos

Outra premissa era não punir a sociedade e reforçar a competitividade, por isso Santa Catarina não aumentou impostos. O governador também ressaltou os investimentos no turismo e na agricultura, o aumento das exportações e as ações voltadas à tecnologia e inovação.

“Nosso Estado é inovador. Aqui os desafios sempre foram muito bem superados. Todas as ações tomadas nos ajudaram a garantir o equilíbrio fiscal, honrar os compromissos com nossos fornecedores e manter as obras e salários em dia”, disse.

Conforme Colombo, 2018 será um ano decisivo. Ele defendeu que a reforma da previdência precisa ser feita com bom senso e com equilíbrio. “Estamos no limite das ações que podemos fazer. Se não mudarmos o que for estrutural, não teremos como avançar. E este encontro hoje é uma excelente oportunidade para debatermos e aprofundar as questões”, afirmou.

O evento contou com a palestra Perspectivas Econômicas para 2018, com Adriana Fernandes, do Jornal Estadão. E teve dois painéis: Boas práticas de Gestão Pública e Oportunidades de Investimentos e Negócios em Santa Catarina.

O secretário de Estado da Fazenda, Renato Lacerda, participou do debate sobre boas práticas de gestão pública. Ele destacou ações do Estado para estimular o ambiente de negócios e atrair investimentos para Santa Catarina. Lacerda também apontou medidas internas de gestão para reduzir despesas e tornar as decisões governamentais mais acertadas. O secretário ainda anunciou a conclusão de um documento que estabelece regras de gestão e governança às nove estatais catarinenses. 

“Apresentamos como está a economia de Santa Catarina e por que é vantajoso investir no Estado. Este encontro de hoje é uma grande sinergia entre o poder público e privado”, disse o presidente da Fiesc, Glauco Côrte.

Também presente no encontro, o especialista em finanças públicas e consultor econômico Raul Velloso, elogiou a atuação de Santa Catarina na busca de superação e desenvolvimento. “Quem dera o Brasil tivesse os problemas de SC. Atribuo a situação a uma gestão competente de dois mandatos de um governo que fez o dever de casa”, salientou.