Blog do Prisco
Destaques

Colombo reúne colegiado e viaja para o exterior

Raimundo Colombo viaja sábado para a Coreia do Sul. O périplo, ida e volta, deve durar 12 dias. Secretário de Agricultura, Moacir Sopelsa, assim como o presidente da Alesc, Gelson Merísio, também vão à Ásia. Significa que Eduardo Pinho Moreira será novamente governador do Estado neste período.

Antes de embarcar, nesta sexta, 1º de julho, o governador reúne o colegiado e servidores comissionados. Vai anunciar, em que pese a gravíssima crise econômica, que a primeira parcela do 13º do funcionalismo estadual será pago em julho.

Apesar do gesto, Colombo reforçará o apelo para que a contenção de gastos prossiga. Para se ter uma ideia, as despesas com a folha de pagamento tiveram um acréscimo nominal de 10% neste ano. Na outra ponta, as receitas cresceram praticamente zero. Em junho, na comparação com o mês de maio, houve queda na arrecadação. A preocupação é grande. A dúvida como chegará o caixa estadual em dezembro se o quadro não mudar. Em que pese a carência para a retomada dos pagamentos mensais da dívida com a União, que deram um belo refresco, o quadro é gravíssimo. O rombo na saúde é de R$ 800 milhões. O Centro Administrativo também precisa manter a folha e o custeio da máquina em dia, em uma verdadeira guerra econômica.

Em tempo: Na Coreia, a comitiva Barriga-Verde tentará vender a carne suína catarinense. O Estado é o maior produtor do Brasil e a nação asiática, a quinta maior consumidora do produto no planeta.

Foto>divulgação