Blog do Prisco
Coluna do dia

Coluna do dia

PSDB sem cabeça de chapa

A vitória do deputado estadual Marcos Vieira, de forma até surpreendente, sinaliza que a maioria do PSDB, ainda que por margem apertada, pretende estar na tríplice aliança em 2018. Sem cabeça de chapa é verdade, mas com nomes como Dalírio Beber e Leonel Pavan cotados para compor em uma das quatro vagas da majoritária estadual. Durante a convenção tucana no sábado, 13, Vieira conquistou a presidência do partido no Estado. Venceu o senador Paulo Bauer por apenas 21 votos, evidenciando a divisão estabelecida na legenda.

Evidentemente que Bauer sai enfraquecido politicamente do processo. Seu projeto de disputar novamente o governo do Estado fica praticamente inviabilizado após perder o comando partidário. A condução de Marcos Vieira, Leonel Pavan, Serafim Venzon, Doia Guglielmi e Gilmar Knaesel (o grupo de vencedores) deve ser no sentido de levar o PSDB a uma aliança com o PSD e o PP.

Nos bastidores, há informações indicando que o acordo já está sacramentado por obra do deputado Gelson Merísio, presidente da Assembleia. Os tucanos substituiriam o PMDB, a quem não restaria outra alternativa a não ser compor com o claudicante PT catarinense. O ex-deputado Doia foi escolhido o novo secretário-geral do PSDB. Os demais nomes da executiva serão definidos no decorrer desta semana.

 

 

Placar

Dos 347 delegados com direito a voto no PSDB, 305 compareceram. Marcos Vieira recebeu 163 votos (53%) e Paulo Bauer ficou com 142 votos (47%). Diferença de 21 votos pró-deputado.

 

 

Discreto

Nos bastidores, o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, apoiou Marcos Vieira. O projeto prioritário do jovem tucano é a reeleição em 2016 e não o pleito estadual de 2018.

 

 

Gean presidente

Deputado estadual Gean Loureiro será empossado, nesta segunda-feira à noite, presidente do PMDB de Florianópolis. O ministro Henrique Alves (Turismo), o senador Valdir Raupp, presidente interino da legenda no país, e o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, vão prestigiar o ato. Sinal da força de Gean, que articula nova candidatura a prefeito da Capital.

 

 

Indireta

Mafra terá eleição indireta para a escolha do novo prefeito da cidade. A Câmara de Vereadores também elegerá a nova mesa diretora da Casa no vácuo da tumultuada cassação do prefeito Roberto Scholze (PT). Por um ato dele, que se internou no dia da sessão da Câmara (cinco minutos antes do encerramento do expediente), o presidente do Legislativo recusou-se a assumir a prefeitura, missão que coube ao vice-presidente, Abel Bello.

 

 

Renúncia

Como o presidente da Câmara na oportunidade, Edenilson Schelbauer, renunciou ao comando para não ser obrigado a tornar-se prefeito interino, o Legislativo ficou acéfalo. E já que um vereador está na prefeitura, o suplente dele será convocado e o futuro prefeito de Mafra vai ser escolhido entre os 10 edis. A definição para a presidência da Câmara estará restrita a seis parlamentares, pois quem já exerceu a função na atual legislatura não pode mais chegar ao comando.

 

Turismo

Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo, e Vinícius Lummertz, comandante da Embratur, visitam, nesta segunda-feira, as obras do Centro de Convenções da Capital. Depois, por volta das 17h, concedem coletiva de imprensa na Alesc, finalizando o dia na posse de Gean Loureiro na presidência do PMDB.