Blog do Prisco
Coluna do dia

Coluna do dia

Arrecadação volta a crescer em abril

Antônio Gavazzoni, secretário de Estado da Fazenda, visitou o senador Luiz Henrique esta semana, em Joinville.  O peemedebista fraturou o pé esquerdo e está de molho até convalescer totalmente. Gavazzoni, que é segundo suplente de LHS, aproveitou o encontro para atualizar a conversa política. No começo de abril, estava definido que Valter Gallina migraria para a Secretaria de Infraesturutra, abrindo caminho para o aproveitamento de Vinícius Lummertz na presidência da Casan. Gallina resistiu e a articulação refluiu.

Entre um lance politico e outro, Gavazoni assegurou a Luiz Henrique que, depois de um primeiro trimestre difícil, com a arrecadação abaixo dos índices inflacionários, o Estado voltará a crescer em abril. Sinal de que a economia começa a reagir em Santa Catarina, que tem tradição de receitas bem superiores à média nacional.

Curioso que, justamente na semana em que o tucano Paulo Bauer voltou ao Senado (após submetido a duas cirurgias), tendo ficado no estaleiro 45 dias, LHS acabou forçado a permanecer no Estado. Foi a sua vez de ficar de molho.

Bauer, aliás, voltou afiado. Descascou o governo federal, que teria tirado a BR-280 da lista de obras prioritárias.

 

Bola oito

A cada dia que passa, a permanência do catarinense Manoel Maneca Dias na esplanada (Ministério do Trabalho) se complica ainda mais. Desde o começo do ano, o PT vem pressionando e articulando nos bastidores para assumir a pasta. Mas a fervura subiu mesmo depois que o presidente nacional da sigla trabalhista, Carlos Lupi, declarou que o PT “rouba demais.”

 

Conjuntura

Após as palavras do carioca Lupi, parlamentares petistas foram pra cima de Lula da Silva. Pediram a cabeça de Maneca, indicado pelo próprio Lupi para o cargo. O ex-presidente e a sua criatura, Dilma, conversaram sobre o assunto essa semana.

Freio de arrumação

Como o governo vem sofrendo sucessivas derrotas no Congresso, o ex-metalúrgico ponderou à presidente e a interlocutores que o momento é de cautela e de engolir sapos. Ou seja, não seria hora de defenestrar Manoel Dias e o  PDT.

 

Representatividade

Com as saídas recentes de Ideli Salvatti e Márcio Zimmermann de Brasília, a representatividade catarinense na máquina federal caiu mais de 30%. Ficaram Vinícius Lummertz (Ministério do Turismo), também ameaçado, Álvaro Prata (Ministério da Ciência e Tecnologia), que já manifestou intenção de sair, e o próprio Maneca. Nesse ritmo, SC vai ficar sem representante nem interlocução na estrutura ministerial do Planalto Central.

 

“Petobrais”

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, garantiu, essa semana, que a unidade itajaiense da petrolífera não será fechada. Comitiva supra partidária, de qualquer forma, viajou ao Rio de Janeiro para tentar manter a Petrobras na cidade portuária. Nos bastidores, contudo, acredita-se que é apenas uma questão de tempo. A própria Dilma Rousseff já queria acabar com as atividades em SC lá em 2003.

 

Explicações

João Paulo Kleinübing, secretário de Estado da Saúde, foi ontem à Comissão de Saúde da Assembleia. Os deputados questionaram o blumenauense sobre a polêmica terceirização do Hospital Waldomiro Colautti, de Ibirama, e também sobre a greve dos profissionais de saúde no Hospital São José, de Criciúma.