Blog do Prisco
Notícias

Comdes busca apoio da Celesc para projeto da Suderf voltado à produção de energia

Representantes do grupo de trabalho do saneamento do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes) e o coordenador da entidade, Jaime Ziliotto, se reunirão nessa quinta-feira (20) com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, para debater projeto da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) voltado ao reaproveitamento de resíduos orgânicos e esgoto como fontes de biogás para geração de energia.  
O engenheiro Aloísio Pereira, da Suderf, diz que a proposta segue duas linhas, a primeira prevê a construção de sistema de geração de eletricidade na estação de tratamento de esgoto (ETE) de Canavieiras, localizada no Sapiens Parque. A segunda propõe a implantação de planta geradora de eletricidade por meio de biogás procedente dos resíduos sólidos orgânicos da coleta urbana de lixo no Norte da Ilha. A Suderf pretende ainda descentralizar a disposição final do lixo com a criação de cinco pontos de receptação, três na região insular e dois no Continente. As pesquisas teriam como parceiros a Casan e a Comcap.
Segundo dados do IBGE de 2016, a região metropolitana tem 1.152.115 habitantes. Apenas na Capital, enquanto a população cresceu 28,91% de 2002 a 2014, a produção de resíduos passou de 115.431 para 192.190 toneladas, ou seja, subiu 66,5% no mesmo período, conforme números da Comcap. O engenheiro civil e ex-presidente da Comcap, Marius Bagnati, ressalta que o destino final do lixo na Grande Florianópolis, o aterro sanitário de Biguaçu, deveria absorver apenas os materiais que não podem ser reaproveitados, no entanto, eles representam hoje apenas 16% de todo o volume levado para o local. Ele também explica que a Comcap recicla atualmente apenas 7% do lixo e que, se reaproveitasse mais, não teria para onde levar o restante.