Blog do Prisco
Notícias

Comdes busca apoio da Celesc para projeto de geração de energia a partir de resíduos orgânicos

Representantes do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) apresentaram ao presidente da Celesc, Cleverson Siewert, projeto para reaproveitamento de resíduos orgânicos e esgoto como fontes de biogás para geração de energia. A iniciativa é da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf). Parceiro da iniciativa o COMDES tem um Grupo de Trabalho de Saneamento coordenado pelo engenheiro Lucas Barros, da Casan, que nesse projeto tem apoio do o engenheiro e ex-presidente da COMCAP Marius Bagnati.

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, demonstrou interesse no assunto e elogiou a proposta, principalmente pelo impacto ambiental positivo. O projeto segue duas linhas.  A primeira prevê a construção de sistema de geração de eletricidade na estação de tratamento de esgoto (ETE) de Canavieiras, localizada no Sapiens Parque. A segunda propõe a implantação de planta geradora de eletricidade por meio de biogás procedente dos resíduos sólidos orgânicos da coleta urbana de lixo no Norte da Ilha.

O coordenador do Comdes, Jaime Ziliotto, está otimista. “A questão é importante especialmente do ponto de vista ecológico. E houve o claro entendimento disso”, destaca. Ele acrescenta que a intenção é integrar o gerenciamento da coleta e destinação dos resíduos nos municípios da região. 

A partir de agora o projeto terá a viabilidade financeira avaliada. Nova reunião para análise dos dados econômicos do projeto deverá ser realizada nessa semana.