Blog do Prisco
Artigos

CREA-SC: referência para o país

Mesmo sendo um estado pequeno em extensão territorial, Santa Catarina destaca-se como um dos estados mais promissores do país. Está na vanguarda em diferentes setores da economia, geração de empregos, infraestrutura e desenvolvimento sociocultural.

Pesquisa realizada pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), analisou a competitividade dos 27 estados brasileiros. Santa Catarina aparece entre os três mais competitivos junto com São Paulo e Paraná. Está em 1º lugar em sustentabilidade social e em 3º em educação, inovação tecnológica e infraestrutura.

Tem o 2º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas. Na geração de empregos, fechou o terceiro mês consecutivo em alta, com oito mil novos postos de trabalho só em setembro, 2º melhor resultado do país.

Os dados mostram um estado promissor, consequência de um povo trabalhador que tem como característica a inovação e a superação. Esse é um dos motivos pelo qual o CREA-SC tem se destacado nacionalmente, com pioneirismo e inovação em diversas ações e projetos, servindo de modelo para o país.

Por dois anos consecutivos, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) considerou o CREA-SC o mais eficiente e eficaz do país pela sua agilidade e excelência na prestação de serviços, pelo atendimento de qualidade e pela transparência nos processos.

A fiscalização preventiva e orientativa têm trazido resultados crescentes com medidas menos punitivas. O aplicativo de denúncia da fiscalização é outra inovação e possibilita a participação da sociedade de forma interativa com informações sobre obras e serviços irregulares.

O Programa CREAjr, com foco na formação de novas lideranças, é um dos maiores do país. São mais de 22 mil membros cadastrados, de 103 diferentes cursos, 46 instituições de ensino e 21 regionais no estado.

A Cartilha de Acessibilidade é outro exemplo do pioneirismo catarinense, possibilitando convênios de cooperação técnica com diversas prefeituras do estado. Da mesma forma a Cartilha de Engenharia Pública, apresentando a Lei Federal 11.888/2008 que garante assistência técnica pública e gratuita às famílias de baixa renda para o projeto e construção de habitação de interesse social.

Este perfil inovador é resultado de uma gestão transparente com foco na valorização dos profissionais e das profissões. É consequência da atitude de lideranças mais pragmáticas e menos ideológicas, que acreditam na cooperação técnica, na reciprocidade das relações e no estímulo à troca de experiências. Afinal onde tem a marca do CREA-SC, tem a marca da responsabilidade.

 

Eng. Civil Carlos Alberto Kita Xavier – Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina

 

CARLOS