Notícias

Dalirio cobra recursos para obras das BR’s 470 e 280

Integrando o Fórum Parlamentar Catarinense, o senador Dalirio Beber (PSDB-SC), em audiência com o Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Moreira Franco, cobrou, mais uma vez, agilidade na liberação de recursos para as obras de duplicação das BR-280 e BR-470.

“Nosso estado tinha a expectativa de ver terminadas essas duas obrais vitais até o final deste ano, e infelizmente, a nossa expectativa hoje, é que, se nada for feito, possam se estender até 2030 sem solução. Infelizmente o ritmo das obras é muito lento e está saturando a sociedade catarinense, com razão. Registramos mortes constantes, além de tornar a nossa região, que é altamente produtiva, em uma região depressiva, social e economicamente”

Dalirio, à esquerda gesticulando, relatou a ministro que situação pode se arrastar até 2030!
Dalirio, à esquerda gesticulando, relatou a ministro que situação pode se arrastar até 2030!

Para o senador, a questão principal é o pagamento de desapropriação de áreas que contornam essas duas importantes rodovias, responsáveis por toda a proteína animal e produção agrícola de Santa Catarina, que têm destino aos cinco portos catarinenses.

“Precisamos de recurso para que esse cronograma ande no ritmo de praxe para obras de duplicação deste porte. O trecho da BR-280, em São Francisco, e os lotes 1 e 4 da BR-470 estão parados, o que faz também a nossa economia estagnar”, concluiu Dalirio.

O ministro Moreira Franco garantiu à bancada catarinense que “até o fim de 2018, os quatro primeiros lotes de duplicação da BR-470 estarão concluídos”.

O governo federal deverá anunciar o pacote de recursos e cronogramas das obras, no próximo dia 12, no lançamento do programa do governo federal “Avançar Brasil”.

“Será um recurso importante para avançar nas obras de duplicação e baratear o pedágio, quando as concessões estiverem liberadas. A promessa do governo será cumprida”, ressaltou o ministro.

O aporte foi confirmado também pelo secretário de Coordenação de Projetos, Tarcísio Freitas, que estava presente na reunião do Fórum, na tarde desta terça-feira, 4, no Palácio do Planalto.

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes e vereadores de São Francisco do Sul, também participaram da audiência.