Blog do Prisco
Notícias Últimas

Defesa Civil faz evento e apresenta planejamento

Nesta terça-feira,  Defesa Civil de Santa Catarina realiza o II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil, cujo tema é a importância das políticas públicas na redução de riscos e desastres, com a participação de palestrantes e autoridades nacionais e internacionais que debaterão diversos assuntos. Será no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, a partir das 9h30min. 
“Nosso objetivo é aprimorar o Sistema Estadual e Municipal de Proteção e Defesa Civil, no ano em que o Estado completa 10 anos de um dos maiores desastres registrados em nossa história,” argumenta o chefe da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli (foto). 
Os desastres trouxeram perdas humanas e dor aos catarinenses, além de prejuízos ambientais, financeiros e fiscais. Esse momento representa uma oportunidade única para a apresentação do que mudou e do que está planejado para o nosso Estado. Moratelli fará um resumo das ações desde 2008 e o planejamento até 2029. 
“O Seminário é uma forma de conectar a população com os órgãos responsáveis pela pesquisa, planejamento, emissão de alertas, gerenciamento de riscos e operações. É urgente e fundamental prever, planejar e reduzir o risco de desastres, a fim de proteger de forma mais eficaz as pessoas, comunidades e municípios, seus meios de vida, saúde, patrimônio cultural, patrimônio socioeconômico e ecossistemas, fortalecendo, assim, sua resiliência,” acrescenta ele. 
O evento antecede o início das operações (18/05/2018) do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD) que busca integrar os esforços dos diversos setores e órgãos do nosso Estado para o gerenciamento de riscos e desastres. 
Já há 1533 inscritos e 142 acadêmicos com trabalho cadastrados para o evento.