Blog do Prisco
Notícias

Defesa Civil Inicia cadastro para enviar por SMS casos de emergência

A partir de segunda-feira, 16, inicia-se a segunda etapa do serviço de notificação de emergência via SMS (mensagem de texto) da Defesa Civil. O estado de Santa Catarina foi pioneiro no serviço, quando começou com os testes para 20 municípios, em fevereiro deste ano. Agora, todas as cidades são abrangidas pelo sistema. A notificação é mais uma ferramenta para comunicar a população sobre situações iminentes de desastres, emergência e/ou estado de calamidade pública.

Ao receber a mensagem de texto-convite, o cidadão responde somente com o CEP (com ou sem hífen ou espaço) para o número 40199
Ao receber a mensagem de texto-convite, o cidadão responde somente com o CEP (com ou sem hífen ou espaço) para o número 40199 – foto>divulgação 

. Mesmo sem receber o convite, o cidadão pode fazer o cadastro quando desejar. O serviço permite cadastrar mais de um CEP (um por SMS) para ser monitorado pela Defesa Civil.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e o secretário da ADR Lages, João Alberto Duarte, que recentemente se reuniram na ADR para discutir o sistema, estão satisfeitos com mais este serviço, pois o Estado inova em proteção aos serranos e catarinenses com relação ao clima. “É um grande avanço para a nossa população. A Defesa Civil terá um canal direto com toda as pessoas para informar a respeito da meteorologia em casos de risco, em tempo recorde. Agora nós vamos repassar dados à comunidade que busca a informação”, comentou João Alberto.

Conforme dados do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), em Santa Catarina, pouco mais de oito milhões de aparelhos celulares estão ativos para receber as notificações.