Blog do Prisco
Notícias Últimas

Binário e a mobilidade urbana em Chapecó

Prefeito explanou sobre o projeto durante Almoço Empresarial do Varejo da CDL Chapecó

“Somos a cidade com mais obras em andamento em Santa Catarina”, afirmou o prefeito de Chapecó Luciano José Buligon (foto de capa) durante o Almoço Empresarial do Varejo promovido nessa terça-feira (18), pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). Entre as obras previstas para o município está o Eixo do Binário que atende as premissas do Plano de Mobilidade Urbana e tem como meta ampliar em 30% a velocidade média dos automóveis e diminuir em 10% o tempo médio gasto pelos mesmos na zona central da cidade nos próximos dez anos.

“O Binário visa ampliar a segurança da circulação de veículos e pedestres, melhorando a fluidez do tráfego em Chapecó”, explicou o prefeito. O Binário consiste de duas vias próximas e paralelas cujos fluxos de trânsito se dão em única direção com sentidos opostos. Em Chapecó o Sistema Binário de mão única será implementado nas Avenidas Fernando Machado e Nereu Ramos, entre a Rua Lauro Muller e a Avenida São Pedro.

????????????????????????????????????
O Binário consiste de duas vias próximas e paralelas cujos fluxos de trânsito se dão em única direção com sentidos opostos

Buligon destacou que o funcionamento do trânsito ocorrerá com tráfego na Avenida Nereu Ramos em sentido norte-sul e no sentido sul-norte na Avenida Fernando Machado. Na Avenida Getúlio Vargas o trânsito permanecerá o mesmo. O Binário tem como características a existência de ondas verdes otimizando o fluxo de veículos, além da inclusão de uma faixa exclusiva para ônibus nas duas avenidas melhorando o tempo de viagem da frota do sistema de transporte coletivo urbano.

“A intenção é melhorar também o acesso ao transporte urbano otimizando cada vez mais o trânsito de nossa cidade com mudanças que visam facilitar o dia a dia da população. O estudo constatou que o Binário é uma alternativa potencial para otimizar o sistema, dar mais fluidez ao trânsito, diminuindo o tempo das pessoas nos veículos individuais e coletivos”, observou Buligon.

O presidente da CDL Chapecó Clóvis Afonso Spohr salientou os reflexos positivos dessas mudanças no comércio do município. “Temos um grande fluxo de movimentação no comércio de Chapecó, inclusive com a presença de moradores de toda a região. As melhorias no trânsito facilitarão o acesso às lojas e, consequentemente, atrairão mais pessoas o que estimulará ainda mais os empresários a inovar e cativar os consumidores”.

De acordo com Spohr, Chapecó passa por constantes mudanças e melhorias que só tendem a agregar ao comércio e colocar cada vez mais o município em destaque perante o Estado. “A CDL Chapecó apoia e incentiva ações que visem melhores retornos ao nosso setor de atuação. Cada um fazendo a sua parte com certeza quem ganha somos nós, chapecoenses”, finalizou.