Blog do Prisco
Notícias

Entidades pedem tratamento igualitário a hospitais que atendem SUS

Até o dia 19 de abril, deputados federais e senadores tem prazo para indicar quais instituições filantrópicas  serão beneficiadas com recursos da emenda de bancada, no valor de  190 milhões de reais

 

Os presidentes das entidades hospitalares de Santa Catarina, Tércio Kasten da Federação dos Hospitais de SC, Altamiro Bittencourt da Associação de Hospitais,  Hilário Dalmann, da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, além de representantes das entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC,  estão percorrendo os gabinetes dos 19 parlamentares catarinenses em Brasília para tratar sobre a emenda de bancada que prevê a destinação de  R$190 milhões de reais para a Saúde. O montante será dividido igualmente para cada parlamentar que terá  R$ 10 milhões de reais, para indicar à hospitais filantrópicos ou diretamente para os municípios. 

Entidades hospitalares João Paulo Kleinübing
Tércio Kasten e João Paulo Kleinübing

“Deixamos claro para os parlamentares que diante das dificuldades financeiras pelas quais passam os prestadores de serviços de saúde, com grande defasagem da Tabela do SUS, e os constantes atrasos por parte dos governos, precisamos garantir que os valores oriundos dos recursos das emendas sejam destinados proporcionalmente à todos os hospitais que integram a rede SUS em Santa Catarina”, destaca o presidente da AHESC,  Altamiro Bittencourt. 

A comitiva formada por representantes das entidades está entregando para cada parlamentar, uma lista com dados do Fundo Nacional de Saúde, onde constam todos os 127 hospitais que estão aptos a receber os recursos. O ano de referência é 2016, o levantamento também inclui os valores para o teto de indicações de emendas.