Blog do Prisco
Destaques

“Esquerda não admite liberdade de opinião”

Destaque na abertura da quinta Jornada de Inovação de Competitividade da Fiesc, que se encerrou nesta sexta-feira, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) reuniu uma verdadeira multidão para sua palestra. O auditório principal da federação ficou pequeno, com o público se acomodando no auditório menor nas adjacências. O parlamentar abordou o tema educação, bandeira que defende ao longo da carreira de professor e político, e que é muito caro ao presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

Candidatura presidencial

Questionado sobre a possibilidade de disputar novamente a presidência (ele foi candidato em 2006 pelo PDT), Buarque recorreu ao bom humor. Disse que se assumisse uma pré-candidatura nem teria sido convidado para a palestra na Fiesc. Falou em tom de brincadeira, mas deixou claro que não quer misturar seu apostolado pela educação com a questão eleitoral.

Histórico

Aliás, Cristovam Buarque foi o primeiro ministro da Educação de Lula da Silva. Assumiu em janeiro de 2003 e foi demitido por telefone em 2004 quando o ex-metalúrgico estava no exterior. Lula da Silva não assimilou a independência e a desenvoltura do professor.

Fortalecer a base

O senador pedetista defende seus posicionamentos com extrema clareza. Para ele, é fundamental dar atenção à educação básica e não priorizar o setor universitário, como fizeram Lula da Silva e Dilma Rousseff. Professor, salienta, tem que ser carreira de Estado. E a democracia, alerta o parlamentar, é indispensável, mas não pode vir acompanhada de hegemonia partidária. A hegemonia, segundo ele, acaba transparecendo aos ocupantes do poder que ele podem tudo. E não podem.

Esquerda autoritária

Cristovam Buarque voltou a falar sobre sua decepção com a esquerda envelhecida. Aos militantes esquerdistas, declarou, falta admitir a liberdade de opinião, o direito privado, o direito à propriedade. Até mesmo a aritmética a esquerda tupiniquim ignorou olimpicamente, desaguando nas pedaladas e no afastamento da ex-mãe do PAC. Mesmo com o cenário extremamente adverso, o pedetista mostrou-se otimista e confiante na recuperação do Brasil. Tudo passa pela educação, na visão dele e com a qual o blog concorda.

Opinião do blog

Cristovam Buarque é dono de excelente perfil. Sem sombra de dúvidas, uma das figuras mais lúcidas do Brasil atualmente. Dentre os 594 congressistas (513 deputados e 81 senadores), ele é seguramente um dos cinco mais preparados.

Foto>divulgação