Blog do Prisco
Destaques Notícias

FGTS será liberado para famílias atingidas por tornado

O ministro Manoel Maneca Dias (Trabalho) garantiu  a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelo tornado no município catarinense de Xanxerê, na região Oeste do Estado. Segundo ele, os procedimentos junto ao fundo terão início nesta quarta-feira, 22, para que as famílias tenham condições de dispor de algum recurso para reconstruírem o que foi destruído o mais rápido possível.

Maneca fgts

100 HOMENS DO EXÉRCITO EM XANXERÊ

Assim que soube dos estragos, o ministro, que é catarinense, fez contatos com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi e com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Miguel Rossetto, para mobilizar o governo em torno do apoio às famílias.

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, mobilizou uma tropa com 100 homens do Exército para ajudar na remoção dos escombros e limpeza da cidade. “O FGTS já foi liberado em outros casos. Vamos tomar todas as providências para que os recursos cheguem até as pessoas que tiveram suas casas destruídas”, argumentou.

Dias também procurou pelo prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparino, para transmitir solidariedade e informar sobre a liberação do FGTS para a comunidade. O processo de liberação do FGTS inclui a decretação de Estado de Calamidade Pública pelo município, o que deve ser providenciado pelo prefeito. A Defesa Civil nacional está em contato com a Defesa Civil do Estado para o levantamento dos estragos e definição de outras providências por parte do governo federal.

Foto: MTE, divulgação