Blog do Prisco
Notícias

Frente Parlamentar para desenvolver o agronegócio e turismo rural deve ser criada em Santa Catarina

O deputado estadual Patrício Destro (PSB) protocolou nesta semana um requerimento solicitando ao presidente da Assembleia Legislativa a criação da Frente Parlamentar do Agronegócio e Turismo Rural. “Nosso objetivo é criar um grupo que trabalhe unido aos pequenos produtores e moradores de cidades com potencial turístico para desenvolver esses setores”, argumentou Destro.

Quase seis milhões de hectares do território catarinense são usados por produtores rurais, sendo que 90% são pequenas propriedades responsáveis por 70% de tudo que é produzido no estado e que emprega cerca de 240 mil pessoas. O turismo rural nasceu em Santa Catarina há quase três décadas e tem como berço as cidades de Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici por serem municípios com as temperaturas mais baixas e probabilidade de neve durante o inverno. Foi percebendo essa característica que um grupo de moradores resolveu abrir suas propriedades para que o turista vivesse a rotina daquela região. Com isso, se agregou valor não apenas às hospedagens, mas também ao que é produzido nesses locais.

Patrício Destro 2 - foto Fábio Queiroz Agência Alesc

Santa Catarina possui o programa SC Rural que auxilia os associados no desenvolvimento das atividades, porém muito municípios com potencial para o turismo rural ainda não explora esse ramo da economia que além de melhorar a qualidade de vida, evita o êxodo rural e aumenta a renda de quem tem o campo como local de sobrevivência. “É por isso que o nosso objetivo é reunir lideranças das cidades que queiram investir nesse ramo para juntos encontrarmos alternativas que facilitem o trabalho, divulgação e de fato façam as cidades se desenvolverem, acreditamos que o nosso pedido para a criação da Frente seja atendido com rapidez pela Alesc”, concluiu Destro.