Blog do Prisco
Destaques Notícias

Greve do INSS em Santa Catarina atinge 80% de adesão

O comando estadual de greve do Sinprevs, que está liderando as paralisações dos servidores do INSS e do Ministério da Saúde no Estado, divulgou a seguinte sobre o quadro atual da mobilização em Santa Catarina.

“A Greve no Estado, iniciada no dia 7 de julho, tem 80% de adesão (segue abaixo o Quadro da Greve atualizado).
Nacionalmente o índice de adesão também chega a 80%, com adesão em: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Já são 34 municípios com servidores do INSS em greve e Balneário Camboriú adere à greve nesta terça-feira. No Ministério da Saúde há adesões em Florianópolis e São Miguel do Oeste. E a partir de amanhã haverá adesões também no Hospital Florianópolis.
vaquiOs trabalhadores apontam a necessidade de melhorias nas condições de trabalho nas Agências da Previdência Social, postos e Núcleo do Ministério da Saúde e locais de trabalho da Anvisa. O descontentamento da categoria é total diante da proposta apresentada pelo governo, de reajuste salarial de 21,3% em quatro parcelas até 2019. Na pauta de reivindicação apresentada em 25 fevereiro de 2015, dentre os principais pontos, destacam-se: a política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias e índice linear de 27,3%; a data-base em 1° de maio; a paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas; a incorporação de gratificações produtivistas; a isonomia de benefícios; a revogação das Medidas Provisórias 664 e 665, do Funpresp e da Ebserh e a retirada de todos os projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos trabalhadores, como o PL 4330/2004, da terceirização.

A direção do Sindicato que representa os Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina (Sindprevs/SC) avalia que o momento é favorável e é preciso fortalecer o movimento de reivindicação dos servidores públicos federais, somando-se as demais categorias do serviço público que já estão em greve.

Quadro Estadual da Greve no INSS e Ministério da Saúde 

Agências com adesão 100% e fechadas
Blumenau
São José
Biguaçu
Palhoça
Araranguá
Içara
Sombrio
Forquilhinha
Mafra
APS Centro/Fpolis (Felipe Schmidt)
APS Continente (Ivo Silveira)
Itajaí
Lages
Braço do Norte

Adesões parciais
Gerência do INSS de Florianópolis
Superintendência do INSS
Alfredo Wagner
Tijucas
Ibirama (01 servidor)
Rio do Sul
Jaraguá do Sul
Gerência de Joinville
Joinville Centro
Joinville Guanabara
Tubarão
Caçador
Porto União
Laguna
Chapecó
São Miguel do Oeste
Xanxerê
São Francisco do Sul
Criciúma
São Lourenço do Oeste
São Bento do Sul
Timbó
Indaial
Penha
Balneário Camboriú (entra na greve a partir de amanhã, 14/07)
Hospital Florianópolis
Prédio da administração do Ministério da Saúde em Florianópolis
Ministério da Saúde de São Miguel do Oeste”

Foto: reprodução