Blog do Prisco
Notícias

INTEGRAÇÃO POLITICA E COMUNITÁRIA TORNA REALIDADE CAMPUS REGIONAL DA UDESC EM B.CAMBORIU

O governador do Estado, Raimundo Colombo destacou “a integração das lideranças políticas e comunitárias de Balneário Camboriú” como fator importante e fundamental para tornar realidade à inauguração do primeiro prédio do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no município, nesta quarta-feira última foi inaugurado na tarde desta quarta-feira.

Além do governador, a cerimônia foi prestigiada pelo reitor Marcus Tomasi e pelo secretário de Estado do Turismo, Esporte e Cultura, deputado Leonel Pavan, que assinou o decreto de criação do novo campus, em 2010, quando ocupava o governo do estado, tendo viabilizado também dotação orçamentária para implementação e manutenção da unidade.

Governador do Estado, Raimundo Colombo, Secretário de Estado do Turismo, Esporte e Cultura, deputado Leonel Pavan (PSDB), o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva e o reitor da Udesc, Marcus Tomasi durante inauguração do campus da instituição no município.  (Carlos Mello – Divulgação).
Governador do Estado, Raimundo Colombo, Secretário de Estado do Turismo, Esporte e Cultura, deputado Leonel Pavan (PSDB), o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva e o reitor da Udesc, Marcus Tomasi durante inauguração do campus da instituição no município. (Carlos Mello – Divulgação)

Segundo Colombo, o prédio consolida o campus da Udesc em Balneário Camboriú e faz com que a universidade se torne parte da comunidade, destacando ainda a mobilização da sociedade local em prol da implantação do ensino público superior da cidade e região por meio do Movimento Voluntário Universidade Pública e Gratuita (MOVUP). A causa foi apoiada tanto pelo governo Pavan, na época, como pelo governo municipal de Balneário Camboriú, na seqüência, efetivando a doação de uma área com 6 mil m2, para viabilizar a construção de sede própria da Udesc regional.

Para Leonel Pavan, a estruturação do novo campus da Udesc tem um valor simbólico importante para a cidade e região, além do avanço educacional.   “Mostra, acima de tudo, que a união de esforços entre governo e sociedade pode resultar em conquistas e benefícios para todos, desde que haja foco, organização e vontade política de cada um realizar a sua parte”.

ESTRUTURA – O nome do prédio homenageia o idealizador da universidade, professor Alcides Abreu (1926-2015), que fundou outras instituições públicas, como o Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Iniciada em 2015, a obra de 2,4 mil metros quadrados teve investimento da Udesc no valor de R$ 5,2 milhões, no Bairro Nova Esperança. O espaço tem laboratórios e salas de aula, além de biblioteca e salas de professor, para a graduação em Engenharia de Petróleo da Udesc Balneário Camboriú, que tem mais de 300 estudantes e quase 30 docentes.

Até então, essas atividades eram realizadas em dois prédios alugados no Centro do município, onde também funcionam o curso de Administração Pública e os setores administrativos. Para a diretora da  unidade , Maria Ester Menegasso, a obra é uma importante conquista. “O grande benefício é que a universidade passa a ter um endereço próprio no município”.