Blog do Prisco
Coluna do dia

Janot atua politicamente

O ainda procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi para o exterior “palestrar” e escancarou a estratégia dele quando o assunto é a guerra para derrubar Michel Temer.

De além-mar, ele deixou claro que só vai enviar a segunda denúncia contra o presidente depois que a primeira, por corrupção passiva, for votada no Congresso. E encaminhar a terceira peça processual ao Supremo depois que a segunda for votada.

A postura é frontal à estratégia do Planalto, que articulava para votar tudo de uma vez só, evitando desgastes generalizados aos envolvidos (deputados e o próprio Temer). A ideia era cancelar a sessão do dia 2 de agosto, já receber a segunda denúncia na CCJ e logo em seguida no plenário.

Janot, embora correndo contra o tempo, só fica até dia 17 de setembro, insiste no fatiamento para constranger deputados que teriam que ir ao microfone semanalmente defender Temer. No frigir dos ovos, significa que o chefe do Ministério Público Federal, órgão fiscalizador e investigativo por excelência, atua politicamente.

 

Rota de colisão

É eminente o choque entre Michel Temer e Rodrigo Maia (presidente da Câmara). Embora sejam amigos, cordiais e aliados até segunda ordem e tenham jantado juntos na terça-feira, a situação é constrangerdora. O fato de o presidente da República ter saído do Palácio do Jaburu, o residencial, para ir na casa de dois deputados, pedindo para que eles não migrem do PSB para o DEM, e sim para o PMDB, deixa claro que o governo teme o fortalecimento do partido de Maia, que, sim, faz sombra ao presidente atualmente.

 

Base

Michel Temer, contudo, ainda não está morto. Respira por aparelhos, mas ainda pode contar com no mínimo 200 deputados fechados com ele. Os mais otimistas falam em 250 a tropa de choque leal ao presidente.

 

Plim, Plim

Quem lidera o levante para derrubar Michel Temer é a Rede Globo. Tanto é verdade que o presidente mandou executar as dívidas que a “neutra” emissora tem no âmbito federal e insiste em não pagar.

 

Mobilidade em Chapecó

“Somos a cidade com mais obras em andamento em Santa Catarina”, afirmou o prefeito de Chapecó, Luciano José Buligon, durante o Almoço Empresarial do Varejo, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). Entre as obras previstas para o município, destaque para o Eixo do Binário que atende as premissas do Plano de Mobilidade Urbana e tem como meta ampliar em 30% a velocidade média dos automóveis e diminuir em 10% o tempo médio gasto pelos mesmos na zona central da cidade nos próximos dez anos.

 

Trio

Silvio Dreveck, presidente da Assembleia, Valmir Comin, secretário de Estado da Assistência Social, e Altair Silva são os pepistas alinhados ao Centro Administrativo. João Amin tem adotado postura que pode ser qualificada de oposicionista ao governo Colombo. Obviamente tem relação com as pretensões do pai, Esperidião, para 2018.

 

Oportunismo

Emenda Lula, distritão, voto em lista…qualquer modificação pontual, isolada, que se fizer agora com vistas ao pleito de 2018, é oportunismo puro e barato.