Blog do Prisco
Artigos

LHS – CIDADÃO DO MUNDO

Luiz Henrique foi o maior caixeiro-viajante de Santa Catarina. Seu legado nas relações diplomáticas com entidades públicas e privadas estrangeiras é impressionante. Ele criou a Secretaria de Assuntos Internacionais, inaugurando ousado plano de internacionalização de Santa Catarina. Aproveitou seus laços com a Rússia, através do projeto Bolshoi, para reabrir aquele mercado para carne suína catarinense. Visitou o Leste Europeu, estabeleceu intercâmbios com a França e Alemanha, foi à China, ao Japão, enfim, colocou Santa Catarina no mapa do comércio internacional.

Outra marca de Luiz Henrique foi a criação do Conselho Estadual de Articulação do Comércio Exterior, que agrega o governo, a iniciativa privada e as universidades. O Conselho serve como fórum, onde os setores interessados em cooperação internacional podem interagir, seja no intercâmbio de conhecimentos ou de produtos. Com isso Santa Catarina ganhou lugar de destaque no comércio exterior do país, ajudando a compensar as dificuldades internas e a manter os índices de emprego e renda.

Na outra ponta o governo Luiz Henrique criou dois grandes programas de atração de investimentos: Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) e o Pró-Emprego. Como resultado, um grande número de empresas escolheu Santa Catarina para se instalar, especialmente do setor automotivo, tornando o estado um importante polo na fabricação de automóveis, caminhões e tratores.

Mantendo a determinação de Luiz Henrique o governador Raimundo Colombo deu continuidade aos programas de atração de investimentos, especialmente de grande porte, conquistando a vinda da primeira fábrica da BMW na América Latina. A visibilidade internacional ampliou também o turismo. Santa Catarina passou a fazer frente a destinos tradicionais, como o Rio de Janeiro e as praias do Nordeste, conquistando, por sete anos seguidos, a distinção de melhor destino turístico do país.

Mas a visão do estadista não parou por aí. Luiz Henrique identificou a necessidade de aprimorar a formação dos servidores na gestão da máquina pública. Nesse intuito firmou estratégica parceria com a École Nationale d’Administration (l’ENA), da França, para a criação da Fundação Escola do Governo – ENA Brasil, única filial da conceituada entidade fora da França.

A partida prematura de Luiz Henrique nos privou do maior caixeiro viajante de Santa Catarina. Preservar e ampliar seu legado de relações internacionais é compromisso do Governo Raimundo Colombo, para honrar a memória deste inexcedível cidadão do mundo.

CARLOS ADAUTO VIRMOND, Secretário de Assuntos Internacionais de SC

foto_artigo_CAVV