Blog do Prisco
Coluna do dia

Líder na berlinda

Se a era Raimundo Colombo não estivesse no seu ocaso, seria quase certa a troca do líder do governo na Assembleia Legislativa. O deputado Darci de Matos, nos últimos dias, fez o próprio governador e seu entorno perderem a paciência.

O parlamentar errou a mão na votação do projeto que estadualizou o Porto de São Francisco. O terminal deixou de ser autarquia e virou empresa, possibilitando ao governo administrar a estrutura e também os mais de R$ 100 milhões que estavam no caixa.

Embora líder governista, Darci de Matos não só votou contra os interesses do Centro Administrativo como fez campanha para evitar a aprovação da proposta. Foi a gota d´água no relacionamento entre governo e o líder. Na quarta-feira, 13, o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, soltou dura nota endereça à Alesc.

 

Advertência

O chefe da Casa Civil advertiu os deputados da base de que o Executivo não tem recursos para conceder aumentos salariais aos servidores. Parlamentares apresentaram várias emendas a projetos que mexem em setores específicos do governo, estabelecendo majorações salariais que não estavam previstas no texto original. Segundo Serpa, a orientação governista é pela não apresentação de emendas que onerem o caixa da administração.

 

Azedou

O mal-estar na Alesc com a nota de Serpa foi generalizado, mas a leitura política é cristalina: o secretário acabou assumindo o papel de líder do governo no Parlamento, embora faça parte do Poder Executivo, que sente-se órfão de liderança no Legislativo.

 

Base desarticulada

Fica a reflexão. A base aliada virou uma geleia geral, o líder praticamente chutou o balde, mas mudar a liderança agora seria quase cômico. O governador e seu entorno estão de saída do Centro Administrativo, o ano legislativo está bem no finalzinho e a grande pergunta: se Darci de Matos sair da liderança, quem se apresentaria para a função neste contexto? O quadro tem fortes tons melancólicos no apagar das luzes da era Colombo.

 

Interino

O auditor fiscal Renato Lacerda, que assumiu interinamente a Secretaria de Estado da Fazenda no dia 1 de novembro, segue na condição de interino até hoje. Ele passou a responder pela pasta depois da saída de Almir Gorges, que ficou apenas seis meses no cargo. Até segunda ordem, não se tem notícia se Lacerda será ou não efetivado na função. A pergunta que não quer calar é por que ainda não foi dada uma solução definitiva para o estratégico cargo?

 

É competente

Noves fora esta incógnita, o fato é que Renato Lacerda é um excelente quadro da Fazenda estadual. Jovem e muito competente, ele está se saindo muito bem na proa da pasta.

 

Contra a cúpula

O PMDB de Santa Catarina, que lidera movimento pela renúncia da cúpula nacional da sigla, irá marcar posição no dia 19 de dezembro, durante a convenção. Nessa quarta-feira, presidentes de diretórios estaduais da sigla se reuniram, em Brasília, para discutir a pauta do evento. Sete estados apoiam o PMDB catarinense contra a executiva nacional.

 

Perdendo o sono

Não são poucos os deputados estaduais que estão preocupadíssimos com o Fundam, financiamento que viria para desafogar os caixas das prefeituras e assegurar melhorias na saúde e obras no interior do estado.