Blog do Prisco
Coluna do dia

Lula e Temer

O atual e o ex-presidente estão inovando quando o assunto é a história deste país. Condenado por Sérgio Moro, em sentença robusta, Lula da Silva é o primeiro ex-presidente da República condenado por corrupção. Atual inquilino-mor do Palácio do Planalto, Michel Temer ostenta a marca de ser o primeiro titular da presidência denunciado por corrupção no exercício do cargo.

Os dois se defendem de forma tíbia, quase pífia. O peemedebista declarou que a denúncia contra ele “é uma injustiça contra o Brasil.” O PT soltou nota afirmando, entre outras pérolas, que a condenação de Lula é “um ataque à democracia.”

Enquanto isso, este país segue com 14 milhões de desempregados e flertando perigosamente com a bancarrota.

 

Possibilidade

Para se tornar inelegível e ser preso, os magistrados do TRF4, em Porto Alegre, precisam confirmar a sentença do juiz Sérgio Moro.

 

Xilindró

Os juízes do TRF4 podem até manter Lula da Silva solto, mas têm a possibilidade de confirmar a proibição de que ele assuma cargo público por 19 anos. E de se candidatar a novo mandato.

 

Futuro

No aniversário de 68 anos do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o futuro do PMDB estava reunido, com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o vice, o prefeito Antídio Lunelli, o governador Raimundo Colombo (PSD), o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Chiodini e o secretário de Administração de Jaraguá do Sul Argos Burgardt.

 

Modernização

Aprovada com grande margem de votos (50 a 26) no plenário do Senado, a modernização das leis trabalhistas reaqueceu o mercado e voltou a dar ânimo aos investidores do país. A avaliação é do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB), articulador da proposta enviada pelo governo e já aprovada em abril no plenário da Câmara.

 

Solução

O secretário da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, participou  do Dia de Ação de Governo na ADR de Braço do Norte. Na quarta-feira todos os secretários estaduais estiveram em uma cidade debatendo com lideranças da região as ações do governo. Vampiro foi designado para a agenda no Sul do estado e acompanhou de perto obras como a pavimentação da estrada da Serra do Corvo Branco e outros projetos da secretaria.

 

Os Rodrigos

Pode acontecer. Rodrigo Maia presidente e Rodrigo Janot candidato em 2018.

 

Opção?

Quem também pode reaparecer no cenário eleitoral do ano que vem é Dilma Rousseff.

 

Macunaíma

Lula da Silva e seus advogados estão entoando um samba de uma nota só: atacar Sérgio Moro. Parece que o líder petista está querendo definitivamente se transformar na encarnação de Macunaíma.

 

Desmobilização

Apenas os mais fanáticos estão ainda defendendo o ex-presidente. Ele e o PT parecem ter perdido a capacidade de mobilização da esquerda. Assim como os eleitores, também parece que não se identificam mais com as outras legendas de “direita.”

 

Primeira vez

A procuradora Raquel Dodge foi aprovada na sabatina do Senado. E será a primeira mulher a comandar a Procuradoria-Geral da República. Assume em setembro.