Blog do Prisco
Destaques

Máfia brasileira!

O espetáculo de horrores segue firme na política nacional. A Revista Época, do Grupo Globo, de fim de semana trouxe entrevista com um dos principais mafiosos do país no século 21, Joesley Batista, dando destaque para apenas uma parte das acusações do chefão: a de que Michel Temer é o chefe de uma organização criminosa.

Neste espaço, mesmo antes da posse do ex-vice-presidente, sempre se alertou que o peemedebista não era nenhuma Brastemp. Jamais deve se duvidar de que ele realmente chefie alguns setores dos esquemas que saqueiam o país sem piedade há muito tempo.

Mas como em todas as estruturas no crime também há hierarquia.  Temer chegou agora, há um ano, ao topo do poder. Houve outros antes dele a chefiar o butim monumental. É precisar levar em consideração, ainda, que o tal Joesley ergueu um império improvável a bordo das verbas generosas e companheiras do BNDES na era Lula-Dilma. Como contrapartida, propinas para todos os lados, ou melhor, quadrilhas. Não se pode esquecer neste contexto que a mal cheirosa conversa que ele gravou no Palácio do Jaburu, o próprio dono da JBS deixa claro que no novo governo as portas estavam fechadas para suas negociatas.

DNA

Na entrevista, Joesley desenha como se criou o esquemão. Afirma que nasceu sob Lula da Silva e que o PT institucionalizou a corrupção. Convenhamos, esse fato somente fanáticos ou quem já não discerne mais a realidade da mitologia insiste em ignorar.

Alvo

O mister Friboi também volta a colocar Aécio Neves, cuja prisão parece questão de horas ou de dias, no centro de jogo, outro ponto que ninguém mais consegue ignorar. Ao fim e ao cabo, só no resta saber se os meninos de Curitiba estão para os Intocáveis assim como Eliot Ness estava para Al Capone.

Desfaçatez

Joesley Batista só anda dando entrevista que, ao que tudo indica, tem o único objetivo de salvar seus próprios interesses, porque negociou uma delação premiada que equivale a uns 200 prêmios acumulados da Mega Sena. Em clima de pelo menos aparente normalidade e em um país aparentemente sério, um sujeito deste quilate já estaria no xilindró.

Cruzada

Escancarada, para não dizer abaixo da crítica, “a linha editorial” da Rede Globo. A sede para derrubar Temer é tamanha que vale absolutamente tudo. Até mesmo abrir espaços gigantescos e nobres para um bandido que já confessou pelo menos 200 crimes na estrutura que saqueou (ou ainda saqueia?) os cofres públicos.

Incógnita

A Globo mandou qualquer vestígio de equilíbrio editorial às favas no caso Temer. Assim como Joesley e suas empresas, teria a empresa de comunicação interesses contrariados no atual governo para agir com tamanha gana?

Processos

O Palácio do Planalto soltou nota duríssima, ainda no sábado, rebatendo as novas declarações de Joesley Batista. Acusa, entre outras coisas, o mister Friboi de ser o “bandido de maior sucesso da história” e de proteger o PT. O texto afirma que o presidente vai processar, civil e criminalmente, Joesley Batista.

Insanidade

Nesta cruzada para derrubar Michel Temer, que tem pagar pelos crimes que tenha cometido,  mas que não pode ser sacado do poder por um grupo de empresas “contrariadas”, os envolvidos até agora não conseguiram removê-lo do Planalto. Mas podem colocar nas suas contas a possibilidade de nova recessão, que se avizinha com tanta insegurança.