Blog do Prisco
Coluna do dia

Mais desgaste

O desembargador Laercio Laurelli e os advogados Modesto Souza Barros Carvalhosa e Luis Carlos Crema, deram uma sacudida no mundo político esta semana. O trio subscreve petição pedindo a extinção de nove partidos políticos brasileiros.  Todos, segundo os autores, “abusaram da confiança do povo brasileiro para roubá-lo.”

As siglas citadas são  PT, PMDB, PP, PROS, PRB, PC do B, PDT, PR e PSD. A peça processual já foi recebida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A relatoria está a cargo do ministro Napoleão Nunes Maia.

Segundo os autores, a Operação Lava Jato revelou que as agremiações receberam recursos ilícitos de procedência estrangeira, realizaram atividades ilegais fora do país, planejaram e executaram elaboradas operações internacionais para tentar esconder o dinheiro de propina, aliciaram e extorquiram empresas nacionais e estrangeiras para obter dinheiro ou vantagem ilícitos em troca de contratos, obras, informações, influência política e, até mesmo, de leis que lhes beneficiassem . PSDB ficou fora da lista porque as denúncias contra a legenda, de acordo com o trio de juristas, ainda não estariam consolidadas. Ou seja, em vez de partidos, se transformaram em verdadeiras organizações criminosas.

 

Frase

“Os partidos políticos se organizaram em forte disciplina para assaltar os cofres públicos. Instituíram surpreendente estrutura criminosa, com subordinação, hierarquia de comando, divisão de tarefas e repartição do produto do crime.” Trecho da petição que pede  a extinção de nove partidos

 

Petardo

Considerando-se o peso político das nove siglas citadas, é de se projetar que dificilmente a ação prosperará. Mas ela cria mais um fato jurídico que gera desgaste para a turma da roubalheira desenfreada na era PT-PMDB. E certamente será usada na campanha que se avizinha.

 

Delay

Modesto Carvalhosa, que pretende ser candidato avulso, sem filiação partidária, avisa que também vai pedir a extinção do PSDB, quando as denúncias envolvendo o tucanato estiverem “consolidadas”.

 

Convalescendo

Em vídeo postado em redes sociais o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) justificou sua ausência na convenção estadual dos tucanos e aproveita para defender candidaturas próprias.  Acredita que os nomes mais fortes para enfrentar os pleitos nacional e estadual são do governador de São Paulo Geraldo Alckmin para presidente e do senador Paulo Bauer para governador de Santa Catarina.

 

Veja essa

Deputado João Rodrigues divulgou texto acusando a Revista Veja de ataca-lo para fazer a defesa do bandido Wesley Batista porque o Grupo JBS é um dos maiores anunciantes do periódico. O parlamentar lembra que Wesley Batista foi inquerido com precisão por ele próprio quando se apresentou na CPI do BNDES.  “A revista Veja em vez de cobrar as explicações e buscar investigar o assunto com profundidade atuou como advogado de defesa do empresário e preferiu me atacar,” declara Rodrigues.

 

Ileso

O senador Alvador Dias, pré-candidato à Presidência da República, entrou na mira de Lula da Silva que, quando estava no auge, prometeu fulminar as carreiras de quatro senadores em 2010: Heráclito Fortes, que não se reelegeu e agora é deputado, Arthur Virgílio, que também não renovou o mandato e hoje é prefeito de Manaus, Jorge Konder Bornhausen, que se retirou da vida pública, e o próprio Dias, que cumpre o quarto mandato na Câmara Alta.