NotíciasÚltimas

Mariani será Cidadão Honorário de Joinville

O deputado federal Mauro Mariani recebe no dia 19 de outubro o título de Cidadão Honorário de Joinville. A proposta foi apresentada pelo vereador Rodrigo Fachini, e aprovada em Plenário na Câmara de Joinville. Conforme Regimento Interno do Legislativo Municipal, cada vereador tem direito a indicar uma pessoa durante a legislatura para receber a outorga deste título. O evento, que inicia às 19h, contará com a presença de autoridades políticas e lideranças empresariais de todo o Estado de Santa Catarina.

Breve histórico do homem público Mauro Mariani

Mauro Mariani nasceu em 8 de janeiro de 1964, na cidade de Bituruna (PR) e, desde de sua infância, manifestou anseio em seguir os passos da família materna. Seu avô Avelino Roveda foi vereador por três mandatos, sendo o primeiro presidente do Legislativo Municipal, prefeito e vice-prefeito, bem como sua mãe Leda Roveda Mariani, também eleita vereadora naquele município.

Sua vinda para o Estado de Santa Catarina se deu na década de 80, quando chegou no município de Rio Negrinho para administrar uma empresa de moveis da família. Mariani filiou-se ao PMDB no ano de 1995, e em 1996 foi eleito prefeito de Rio Negrinho, sendo reeleito no ano de 2000 com ampla maioria de votos. Já em 2002 concorreu como deputado estadual e conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa.

Mauro Mariani é graduado em gestão pública, e em todas as eleições que participou, foi o candidato mais votado do PMDB
Mauro Mariani é graduado em gestão pública, e em todas as eleições que participou, foi o candidato mais votado do PMDB

Em três oportunidades assumiu a Secretaria de Estado de Infraestrutura, de 2005 até 2006; em 2007; e entre 2009-2010. No ano de 2006 concorreu pela primeira vez à Câmara dos Deputados, quando foi eleito com 171.139 votos; em 2010 Mauro Mariani se reelegeu com a maior votação da história de Santa Catarina, ao somar 186.733 votos, atualmente está em seu terceiro mandato como Deputado Federal por Santa Catarina.

Empresário bem-sucedido, sendo que sua experiência como gestor contribui para o sucesso consolidado na vida pública, tornou-se um político de destaque no cenário nacional, entre seus objetivos está garantir acesso asfaltado a todos os municípios catarinenses. Mauro Mariani é graduado em gestão pública, e em todas as eleições que participou, foi o candidato mais votado da sigla.

Para Joinville e região, Mauro Mariani contribui significativamente para a vinda de recursos, viabilizando muitas ações em diversas áreas e a execução de obras de infraestrutura viária, a muito tempo engavetadas:

  • SC 413 – Rodovia do Arroz
  • Estrada Anaburgo – Vila Nova/Distrito Industrial
  • Estrada Palmeira/Rio Bonito
  • Costa do Encanto, que possibilitou a implementação de um destino turístico regional unificado, abrangendo as cidades de Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.
  •   Pavimentação da Estrada Rio do Morro (Joinville e Araquari)
  • Binário Vila Nova – Joinville-SC
  • Novo acesso via Almirante Jaceguay, Eixo da Max Colin
  • Pavimentação urbana – Rua Tuiuti – Recape sobre paralelo  
  • Rua Ruy Barbosa – Recape sobre paralelo 
  • Rua XV de Novembro (Vila Nova) – Alargamento sobre saibro 
  • Rua Minas Gerais – Alargamento sobre saibro mais 50km ciclovias 
  • Projeto para alterar o Contorno Ferroviário de Joinville, objetivando a retirada de toda a estrutura ferroviária que tem gerado congestionamentos e inúmeros acidentes na área urbana de Joinville.
  • Emenda parlamentar ao orçamento de 2017, para destinação de R$ 4 milhões para a saúde pública de Joinville, destinados a aquisição de equipamentos para o Hospital São José e para construção uma Unidade Básica de Saúde.
  • Recursos para a Feira do Livro de Joinville, Escola do teatro Bolshoi e APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Unidade Joinville.

Em 15 de abril de 2009, recebeu o título de Cidadão Catarinense, concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em sessão solene prestigiada por inúmeras autoridades e lideranças políticas, empresariais e comunitárias do Estado e do País.

 

FOTO MARCELO TOLENTINO