Blog do Prisco
Coluna do dia

Moreira ameaça PSD

Depois da série de entrevistas, informações, especulações e contrainformações que culminaram no acordo que divide o mandato de presidente estadual do PP entre Esperidião Amin e Silvio Dreveck nos próximos dois anos, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) reagiu. Também se valeu do expediente de conceder entrevista. Calculadamente, na terra do hoje grande desafeto, Gelson Merisio.

Em entrevista ao jornalista Marcelo Lula, de Chapecó, o peemedebista ameaçou abertamente fazer revelações bombásticas sobre a “interferência” do PSD na convenção pepista.

“Foi coisa muita pesada (o que aconteceu nos bastidores), que denigre mais uma vez a classe política. Infelizmente, eles usam essas práticas aqui em Santa Catarina. Brevemente, nós mostraremos o que aconteceu para esse apoio e essa intromissão do PSD junto ao PP nessa convenção (de segunda-feira, 21).” Expectativa generalizada no meio político!

 

PP “oportunista”

Pinho Moreira também aproveitou para descer a borduna no PP. Para ele, o partido é “oportunista” por fazer parte do governo Colombo sem que tenha integrado a aliança vencedora do pleito majortiário em 2014.

 

PP “oportunista” 2

“Nós não estamos no governo. Nós somos governo, ganhamos as eleições. Em 2006, nós votamos no Raimundo Colombo para senador. Em 2010 e 2014, o PMDB foi maciçamente aliado ao Raimundo e tivemos o maior número de votos que contribuíram para a vitória dele. O PMDB fez o maior número de votos para deputado estadual e para deputado federal. Não estamos de favor. Quem está de favor é o PP, Partido Progressista. Este sim, de forma oportunista, participa (do governo).”

 

Sem cobrança

O vice-governador também declarou que não vai cobrar o apoio de Raimundo Colombo ao PMDB em 2018. Mas alfinetou: “Não vamos interferir no processo de condução do partido deles. O nosso foco é o PSDB. Nós torcemos para que o PSD e o PP estejam juntos. Desde que nós estejamos com o PSDB, não teremos nenhum problema de enfrentá-los (PSD e PP). A palavra final é do governador, do Raimundo Colombo. Ele é o grande líder do PSD, não é o Merisio.”

 

Expectativa

Embora tenha deixado claro que não fará qualquer cobrança ao governador acerca de alianças no ano que vem, Eduardo Moreira revelou que há, sim, expectativas nesta direção. A Marcelo Lula, ele disse o seguinte: “Por que razão votaríamos no Raimundo Colombo uma vez para senador e duas vezes para governador se não esperássemos a recíproca?  Mas ele não é obrigado, não (a apoiar o PMDB). Ele pode ir com o PP se quiser, a decisão é dele.”

 

Preocupação

Nos corredores do poder, servidores públicos estaduais de todos os escalões manifestam preocupação quanto à capacidade do governo seguir pagando em dia o funcionalismo. Principalmente em 2018. Esforços têm sido feitos neste sentido, mas o quadro das finanças estaduais é delicadíssimo.

 

Cidadão

Ex-prefeito de Ipumirim e Concórdia, ex-deputado estadual e federal, Odacir Zonta, vai receber o título de cidadão catarinense. Projeto de Lei do deputado Natalino Lázare, concedendo a honraria, foi aprovado pela Alesc esta semana. Zonta, referência no agronegócio catarinense e nacional, é natural de Encantado, no Rio Grande do Sul. Entre outras funções, hoje ele atua como conselheiro da Fiesc.