Blog do Prisco
Destaques

Mudar regra seria “apequenar” o STF, diz Cármen

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, declarou, segunda-feira à noite, durante jantar com jornalistas e empresários,  que seria “apequenar” o tribunal utilizar o caso de Lula da Silva para reabrir a discussão sobre a execução de sentença após condenação em segunda instância.

“Não sei por que um caso específico [do ex-presidente petista] geraria uma pauta diferente. Seria apequenar muito o Supremo. Não conversei sobre isso com ninguém”, afirmou a presidente do tribunal durante evento organizado pelo jornalista Fernando Rodrigues, do site Poder360.

Logo após a confirmação da sentença contra Lula, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), na semana passada, começou uma discussão sobre a possibilidade de o STF rediscutir a permissão de prisão imediata depois de condenação em segunda instância por um órgão colegiado. O petista foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 12 anos e um mês de prisão.

Dentro do STF, alguns ministros, como Gilmar Mendes e Marco Aurélio, defendem uma revisão da decisão, tomada em 2016 pelo tribunal por 6 a 5, que determinou a possibilidade de execução imediata após uma confirmação de sentença em segunda instância.

A ministra deixou claro que  retomar este debate agora está fora de questão.  Mas nada impede que outros ministros, e alguns escancaram seu lulofanatismo, possam levar a pauta ao plenário do STF.

Foto>CNJ, divulgação