Blog do Prisco
Coluna do dia

Napoleão ao governo

O tradicional Café Tucano, organizado pelo PSDB de Indaial, partido do prefeito André Moser, reuniu mais de 500 lideranças no domingo. O objetivo era o de prestar contas e promover o planejamento para o próximo ano, mas o encontro acabou se transformando em um ato pré-eleitoral para lançar Napoleão Bernardes como alternativa tucana ao governo em 2018.

O discurso de lançamento ficou por conta do também prefeito André Moser, liderança do PSDB que começa a despontar no Vale do Itajaí. Indaial, administrada por ele, é vizinha à loura Blumenau.

Os argumentos de Moser, em pronunciamento inflamado: é o momento da região eleger representante na majoritária (o último foi Vilson Kleinübing, nos anos 1990), pela força econômica e por ser polo do maior colégio eleitoral de Santa Catarina (considerando-se o contexto regional).

O indaiaelense não poupa elogios ao colega prefeito de Blumenau, “que vem realizando excelente gestão.”

 

Força

Além do prefeito, Indaial tem ainda três vereadores tucanos. André Moser aproveitou o sucesso do evento dominical para declarar que a presença maciça de lideranças e apoiadores também significa aprovação deste período inicial de seu governo na cidade.

 

Opção

Como Paulo Bauer, senador, é o nome natural do PSDB para a disputa majoritária em 2018, resta saber se é pra valer o  lançamento de Napoleão Bernardes no domingo. O fato é que a reunião contou  com presença da nata de lideranças tucanas do Vale do Itajaí.  Seria uma estratégia para emplacar numa vaga de candidato ao Senado ou o jovem prefeito estaria disposto a ir para o embate com o correligionário senador? A  conferir!

 

Contraponto

Engenheiro Valter Gallina, presidente da Casan, entra em contato com a coluna e encaminha dados importantes da companhia sobre obras nas áreas de água e esgoto em todas as regiões do Estado. Gallina admite que as ações da empresa na Grande Florianópolis acabam gerando mais visibilidade, mas ele garante que um passivo histórico com Santa Catarina está sendo resgatado. Em notas recentes  neste espaço, criticou-se o fato de a empresa priorizar obras na região da Capital.

  

Dados

Segundo Gallina, 85 novos reservatórios, de todos os portes, foram construídos. Cinco ou seis deles foram implantados na Grande Florianópolis, os demais em municípios grandes como Chapecó e Rio do Sul ou em pequenas localidades como Correia Pinto, Cunha Porã, Ermo, Içara e outros. O engenheiro afirma que foram instaladas mais de 40 Estações de Tratamento de Água em toda SC: “ 3 ou 4 foram na Grande Florianópolis, e as demais em cidades médias como Laguna, Concórdia ou pequenas como Turvo, Agrolândia, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo”. Registrado.

 

Retorno

Deputado federal Marco Tebaldi esteve em São Paulo, recentemente, onde realizou exames e consultas na reta final de recuperação de delicada cirurgia à qual foi submetido. “Tive a grande notícia que estou liberado pelos meus médicos a retomar minhas atividades parlamentares”, comemorou ele.

 

Nominata

O deputado federal retoma a agenda em Brasília nesta terça, 21.

Durante a viagem, Tebaldi aproveitou para visitar o Governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. O catarinense apoia o paulista na disputa presidencial e defende o nome de Paulo Bauer em Santa Catarina.