Blog do Prisco
Coluna do dia

Nota única

Nunca antes na história deste país um presidente no exercício do cargo foi denunciado por crime comum. Michel Temer acaba de ser. Também nunca antes, a popularidade de um mandatário nacional esteve tão próxima de zero. A de Temer está. O peemedebista, que assumiu prometendo um governo reformista e de união, já entrou para a história. Mas parece ainda insatisfeito.

A esta altura, até os pombos da Praça XV sabem que o melhor caminho para o país seria a renúncia de Temer. Mas ele não dá o menor sinal neste sentido. Muito pelo contrário. Armou sua tropa de choque, que cada vez menos se parece como uma tropa e cada vez mais se assemelha a um grupo em choque, para sepultar a denúncia de Rodrigo Janot. Temer é acusado de corrupção passiva. E tem a companhia, na peça do procurador, do notório Rodrigo Rocha Loures, ex-homem da mala.

Inimigo praticamente declarado do presidente, Janot ainda deve apresentar mais duas denúncias contra o peemedebista: por obstrução da Justiça e formação de organização criminosa.  De reformista, o governo se transformou em escapista. Cercado por todos os lados, Temer não tem mais a menor condição de reformar o que quer que seja. O governo acabou transformado em um samba de nota única: fugir da degola a qualquer custo.

 

Ataque

Ao fatiar as denúncias contra Michel Temer, Rodrigo Janot soterrou a estratégia do Planalto, que queria se livrar rapidamente do processo na Câmara. De um tiro rápido, o governo passou a trabalhar com uma caçada aos votos em três turnos. Desgaste pouco é bobagem.

 

Cenário

Ao insistir na permanência, Michel Temer faz o jogo de Lula da Silva e do PT, os maiores responsáveis pelo abismo em que o país se meteu.

 

Lembrete

Michel Temer foi eleito duas vezes vice-presidente na chapa encabeçada por Dilma Rousseff.

 

Agricultura familiar

Embora seja oposicionista ferrenho, o deputado Dirceu Dresch emplacou uma emenda, acatada pelo Centro Administrativo, ao projeto do Fundam 2. Ela permite que a agricultura familiar tenha acesso a recursos desses empréstimos, via Banco do Brasil e BNDES.

 

Frase

“A agricultura familiar é o principal motor econômico da maioria dos nossos municípios.” Dirceu Dresch, deputado estadual sobre a emenda ao Fundam 2.

 

Saúde

Correligionário da deputada federal Geovania de Sá, o vereador Kaká Fernandes articulou uma emenda parlamentar com a tucana para atender Balneário Camboriú. Esta semana, o prefeito Fabrício Oliveira recebeu Kaká e Geovania no gabinete para o anúncio oficial. O valor de R$ 100 mil será aplicado na manutenção das unidades de saúde do município.

 

Na muda

Enquanto os cardeais do PMDB se digladiam em público e a imprensa registra que Esperidião Amin assiste a tudo de camarote, o deputado Gelson Merisio segue percorrendo o Estado e articulando incansavelmente.

 

Coincidência

Sempre que algum movimento jurídico importante envolvendo Lula da Silva se avizinha, lá vem o DataFolha com pesquisa presidencial. Sempre colocando o petista em incríveis 30% da preferência. Será?