Blog do Prisco
Notícias

Palhoça opina sobre nova rede metropolitana de transporte coletivo

Moradores, estudantes, empresários, vereadores, gestores públicos e representantes do Ministério Público conheceram a proposta da rede metropolitana de transporte coletivo em Palhoça, na noite desta segunda-feira, 18. O projeto é iniciativa da Superintendência de Desenvolvimento da região metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) com apoio técnico do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC.

“Mesmo que a maioria das viagens se destinam a Florianópolis, nossa proposta é aumentar a conectividade dos municípios da região metropolitana e fortalecê-los econômica e financeiramente”, destacou o superintendente da região metropolitana da Grande Florianópolis Cassio Taniguchi.

Palhoça transporte

Os participantes da reunião sugeriram a criação de uma comissão municipal de mobilidade para solicitar melhorias no serviço. Há, no projeto da Suderf, modelo de gestão mais efetiva do transporte público com critérios de qualidade do serviço prestado à população.
A proposta é que Palhoça tenha 40 linhas dentro do município e outras diretas para Florianópolis, São José, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas. Entre as sugestões estão linhas com trajetos mais curtos na região leste de Palhoça, em Bela Vista e novo itinerário para Alto Aririú e Laranjeiras Via Aniceto Zacchi. 

O projeto também identificou a necessidade de uma linha circular no centro de Palhoça, Passa Vinte e IFSC via Pagani. Propõe ainda conexão entre Palhoça e Kobrasol, segunda área da região metropolitana que mais atrai pessoas, além de ônibus entre Praia de Fora e Pinheira.

A proposta de reestruturação do transporte coletivo metropolitano já foi apresentada nos municípios de São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Águas Mornas e São José. As contribuições dessas audiências serão analisadas pelas equipes técnicas da Suderf e do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC.