Blog do Prisco
Notícias Últimas

PMDB-SC quer distância da cúpula nacional

Mariani defenderá renúncia de executiva nacional da sigla na convenção em Brasília 

Durante evento do “15 em Movimento”, realizado na noite de segunda-feira (2/10), na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, o deputado federal Mauro Mariani, presidente do PMDB/SC, voltou a fazer fortes críticas à cúpula nacional do partido, denunciada pela procuradoria-geral da República. Diante de mais de 300 filiados e líderes como o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o senador Dário Berger e o prefeito Gean Loureiro, Mariani voltou a defender a renúncia coletiva da Executiva Nacional. “Não podemos deixar que meia dúzia de pilantras envergonhem nosso partido e principalmente as pessoas que fazem parte da história do PMDB e das lutas pela democracia” discursou ele, que chegou a pedir a renúncia dos dirigentes na reunião da Executiva Nacional, na presença do senador Romero Jucá. Mariani convocou os delegados peemedebistas a estarem em Brasília em novembro para marcar posição a favor da construção de um novo PMDB “Mais que mudar o nome precisamos reformular a sigla de dentro pra fora”, disse.

A unidade também marcou o 33º encontro regional promovido pelos peemedebistas. “O PMDB é essa força que reúne mais de 300 pessoas numa segunda-feira à noite, com chuva, para discutir política e falar de futuro. Meu candidato chama-se Mauro Mariani. E nós vamos enfrentar muita conversa fiada, pressões e opiniões divergentes para tentar-nos dividir. Não vão conseguir, porque nós somos extremamente fortes quando estamos unidos”, afirmou o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.

Líderes estaduais adotam discurso contra a cúpula nacional
Líderes estaduais adotam discurso contra a cúpula nacional

Moreira também lembrou que o PMDB de Santa Catarina é o PMDB do senador Luiz Henrique (in memoriam), que no dia 1º de fevereiro de 2015 enfrentou Renan Calheiros e sua turma. “É desse PMDB que nós temos que nos orgulhar. Do PMDB que deu ao oeste o melhor governador da história, levando asfalto e desenvolvimento a todos os municípios”, ressaltou.

A força da base e o apoio ao deputado Mauro Mariani foram reforçados pelo senador Dário Berger e pela deputada Dirce Heiderscheidt. “Estivemos juntos em algumas batalhas. Algumas não vencemos, mas não desanimamos. Sempre defendemos a lógica da candidatura do PMDB. Com isso, vocês me levaram ao Senado e amanhã, certamente, teremos um peemedebista no governo de Santa Catarina”, destacou Dário.

A morte do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier, também foi pauta dos discursos dos peemedebistas, entre eles, dos ex-governadores Paulo Afonso, Casildo Maldaner e da deputada Ada De Luca, que o homenagearam lembrando sua trajetória conciliadora e de defesa dos direitos democráticos. Cancellier foi assessor do senador Nelson Wedekin, em Brasília. “Hoje eu perdi um amigo, um companheiro de batalhas”, disse a deputada Ada De Luca.

O ex-governador Paulo Afonso afirmou que Cancellier praticou um “ato de coragem, de revolta” e criticou “instituições que sem votos se impõe acima da legalidade”.

O evento ainda registrou a indicação do prefeito Gean Loureiro para a coordenação regional do PMDB a partir do mês de novembro. Função exercida atualmente pelo presidente da Casan, Valter Gallina, que organizou o encontro junto com a deputada Dirce, prefeitos da região e demais lideranças locais. Prefeitos de outras regiões do estado também participaram do evento, mostrando a força de mobilização do PMDB catarinense.

Nesta sexta-feira  (6), o PMDB promove o 34º encontro regional do “15 em Movimento”, em Brusque. 

Fotos: Simone Sartori, divulgação