Blog do Prisco
Coluna do dia

PP: o dilema da renovação

PP: o dilema da renovação

O tom dos discursos na convenção estadual do PP, neste sábado, quando o deputado federal Esperidião Amin foi confirmado na presidência estadual da legenda, girou em torno da nova unidade do partido. Em parte facilitada pelo ostracismo do ex-deputado João Pizzolatti, hoje quase um refugiado em Roraima.

Joares Ponticelli entendeu perfeitamente o momento político, tanto no seu contexto externo quanto o das fileiras do PP. E praticou o gesto, abrindo mão de buscar a reeleição em favor da unificação da legenda, preservando, assim, a única possibilidade real dos progressistas terem um nome realmente forte para cabeça de chapa ou para uma composição majoritária favorável ao PP em 2018. Ainda que não represente a renovação. O clã Amin apresenta-se como alternativa do partido (não importando o nome da legenda) desde o começo dos anos 1980, há quase quatro décadas, portanto.

O detalhe é que a próxima eleição estadual passa, necessariamente, pelo desempenho das siglas no pleito municipal do ano que vem. E urge aos progressistas pensarem em novas alternativas para além de 2018, quando Amin terá 71 anos. Nestas duas pontas, o partido vai ter que trabalhar duro para manter as prefeituras de Criciúma e Jaraguá do Sul, além de avançar nos pequenos e médios municípios, sob pena de entrar em processo de desidratação aguda.

Em Itajaí, o PP já sabe que estará abrindo caminho para o PSB de Paulo Bornhausen.

 

 

Florianópolis

Na Capital, outro dilema para o PP: o único nome com condições de disputar na cabeça de chapa é o de Ângela Amin, que já foi duas vezes prefeita de Florianópolis. Resta saber se sua candidatura é viável, até porque a unidade do PP agora vai se consolidar em cima do projeto majoritário estadual do marido dela. Lembrando que o filho do casal, João Amin, é deputado estadual e já foi vice-prefeito da Capital.

 

 

Tucanos

Lideranças do PSDB realizaram mais dois seminários regionais no fim de semana que passou. Em Timbó, reuniram lideranças do Médio Vale do Itajaí, onde o prefeito Napoleão Bernardes confirmou publicamente o que já se sabia nos bastidores, avisando que buscará a reeleição em Blumenau. A cúpula também discursou, afirmando que os tucanos vão lançar candidatos a prefeito em Timbó, Indaial, Rodeio, Pomerode e Gaspar. A conferir!

 

 

Brusque e Itajaí

A Câmara de Vereadores de Itajaí também recebeu parte da cúpula do PSDB estadual no fim de semana. Entre uma fala e outra, os dirigentes destacaram que a sigla vai disputar as prefeituras de Itajaí e Brusque em 2016. Na cabeça de chapa. O deputado Leonel Pavan voltou a dizer que seu filho, Júnior Pavan, será o nome dos tucanos em Balneário Camboriú.

 

 

Morastonis no PMDB

Há coisa de 10 dias, era dado como certo o ingresso dos Morastonis, Thiago (vereador) e Volnei (ex-prefeito), de Itajaí, no PSD. Mas o PMDB sempre esteve na parada e o pêndulo mudou. Está praticamente certo o embarque dos dois no Manda Brasa. Nos bastidores, chegou-se a dizer que o anúncio seria feito durante a reunião da bancada peemedebista, na próxima terça-feira. A interlocutores, Thiago já não esconde que o novo endereço é o PMDB. Os dois saírão do PT.

 

 

Bombeiros

Um dos motivos que está adiando a confirmação de Thiago e Volnei Morastoni no PMDB é a resistência da ex-vice-prefeita, Eliane Rebello. Ela fez dobradinha (filiada ao PMDB) no comando da cidade justamente com Volnei Morastoni, quando este, ainda no PT, administrou Itajaí. Dirigentes estaduais já entraram no circuito e a resistência pontual deve ser debelada nos próximos dias.