Blog do Prisco
Notícias

Prefeito vistoria obras do elevado do Rio Tavares

Em vistoria na manhã de segunda-feira, 31, às obras do elevado do Rio Tavares, o prefeito Cesar Souza Junior viu que, dos 12 blocos que vão sustentar a estrutura do viaduto, dez já passaram pela etapa de estaqueamento. Para os dois restantes, um será feito nos próximos dias e o outro necessita de um maquinário diferenciado e será iniciado em outra etapa. O secretário de Obras, Rafael Hahne, acompanhou o prefeito na visita.

Desses blocos de sustentação, cinco já foram concretados, cada um com mais de 30 metros cúbicos de concreto. Dos pilares – que estão na fase de forma, armação e concretagem – já foram executadas três concretagens.

elevado Rio Tavares

Cada um desses blocos faz o ‘coroamento’ de oito estacas. Cada estrutura dessas mede pouco mais de sete metros de comprimento, por 2,60 metros de largura e 1,60 metro de altura (ou profundidade, dependendo do ponto de vista). As estacas, que são arrematadas com os blocos, têm cada uma a capacidade de suportar a carga de 230 toneladas-força.

O prefeito se mostrou satisfeito com a velocidade das obras e tranquilizou os moradores: “Estamos acelerando o andamento da obra e cada vez mais vistorias serão realizadas daqui para a frente. A expectativa é de que em outubro já sejam iniciadas as vias de sustentação. Sabemos a importância dessa construção para a cidade de Florianópolis e queremos entregá-la o quanto antes à população”, disse.

A obra, que começou em maio, está orçada em R$ 15 milhões, com prazo de conclusão de 18 meses. O elevado terá 220 metros de extensão e fará a ligação, em forma de anel, entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição. O projeto contempla ainda, para o entorno, ciclovias e calçadas.

Fotos: Petra Mafalda, PMF, divulgação