Blog do Prisco
Coluna do dia

Presidenciável no Oeste

O senador paranaense Alvaro Dias, que conhece como poucos a realidade do Sul e também do país, abre a temporada de presidenciáveis com agenda em Santa Catarina. Nesta sexta-feira, o líder do movimento nacional Podemos, que já está estruturado como partido político em praticamente todo o Brasil, concede coletiva de imprensa em Chapecó. Será às 19h30min, no Hotel Bertaso.

Crítico certeiro das esquerdas, da velha política, do toma-lá-dá-cá, do fisiologismo e de tudo que estamos enojados de assistir desde sempre, Alvaro Dias vai se viabilizando como alternativa à polarização extremista que se formou no atual contexto pré-eleitoral.

Está no quarto mandato de senador, a maior parte do tempo na oposição – o que é uma façanha digna de registro -, foi governador do Paraná, conquistando a maior aprovação entre governadores do Brasil, tem muita experiência, realizações e a ficha limpa. Se encaixa no modelo de clamor da parte boa da sociedade. O pré-candidato à presidência está percorrendo o país.

Já esteve em Santa Catarina no final do ano passado. Agora retorna priorizando a agenda no interior – com palestras neste sábado em São Miguel do Oeste e Campo Erê -, em uma região de Santa Catarina que costuma queixar-se do abandono por parte de lideranças políticas. Mais um sinal inequívoco de que Alvaro Dias está sintonizadíssimo com a realidade catarinense.

 

Defesa Civil

O secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, emitiu alerta na manhã da quarta-feira, 10, sobre o volume de chuvas em todo o Litoral catarinense. Muitas horas antes, portanto, da chuvarada que causou inúmeros transtornos e prejuízos, com alagamentos e deslizamentos, em vários municípios, incluindo Florianópolis e Balneário Camboriú.

 

Volume

Até o alerta emitido por Moratelli, já havia chovido 100 milímetros na faixa litorânea catarinense. Em Balneário Camboriú,  da meia-noite à uma hora da manhã de quinta-feira, a precipitação foi de 75 milímetros. No total, em 48 horas (quarta e quinta) choveu 400 milímetros. Muita água em pouquíssimo tempo, tornando impossível a correta vazão e gerando alagamentos e deslizamentos de terra.

 

Organização

Até o fechamento da coluna, a maioria dos prejuízos eram materiais, com exceção de um homem de 34 anos que desapareceu em meio à chuvarada na avenida do Estado, em Balneário Camboriú. E de outra morta na Capital. É preciso reconhecer que a Defesa Civil de Santa Catarina está estruturada, organizada e mostrando serviço diferenciado em momentos delicados como este. Em tempos não muito distantes, este volume assustador  de chuva concentrada teria gerado situações bem mais complicadas. As chuvas devem persistir até esta sexta-feira.

 

Dinamismo

Moratelli é jovem e vem demonstrando grande dinamismo. Ele assumiu a pasta da Defesa Civil com o retorno de Milton Hobus à Alesc, ano passado. Era o scretário-adjunto e foi indicado pelo deputado para assumir o comando. Está se saindo muito bem até aqui.

 

Recursos

No reinício das atividades parlamentares ligadas às bases, o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) começou o ano com sorrisos e liberação de recursos. Em Navegantes, o tucano fez a entrega de empenho no valor de R$ 2.990.977,00 para o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, resultado de um convênio. Também entregou para a prefeitura emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União de R$ 50 mil para dois consultórios odontológico.