Blog do Prisco
Artigos

PROFISSÕES DO FUTURO

O mundo caminha em uma estrada que parece definitivamente pavimentada pela tecnologia. Para os estudantes e profissionais em formação existem hoje várias opções que se apresentam com grande potencial de crescimento no mercado de trabalho.

Na área do direito surgem: o direito ambiental e urbanístico – que trata das leis ambientais e urbanas; o direito previdenciário e securitário – necessidade iminente com o envelhecimento da população; o direito da propriedade intelectual e da responsabilidade civil – ligado a startups e inovações da tecnologia, como o Uber que está causando esse problema com os taxistas.

Na área ambiental, a engenharia ambiental, a gestão ambiental e a gerência de ecorrelações – têm lugar garantido em empresas e instituições com preocupações ambientais – e uma grande novidade: a agricultura urbana.

Em várias áreas estão surgindo especializações de futuro: engenharia hospitalar – que projeta e faz manutenção da infraestrutura de hospitais; gestão de big data – analisa e gerencia grandes bancos de dados; economia agroindustrial – técnicos em gestão e negócios com conhecimento de produção agrícola; econofísica –aplica cálculos e fórmulas matemáticas da física no estudo do mercado financeiro; gerontologia – gestão de serviços para idosos; e muitas mais.

Na área médica, a cirurgia robótica será uma realidade em 10 ou 15 anos, permitindo visão mais ampla do campo operatório, controle mais preciso dos instrumentos cirúrgicos e com menos riscos ao paciente.

Tanto nas novas, quanto nas profissões mais tradicionais, a tecnologia da informação ocupa um papel de destaque. Na agricultura o planejamento de uso do solo, a análise ambiental, o controle de produção, tudo encontra suporte no uso de programas de computador. No comércio, a gestão dos negócios – compra, venda e estoque – cada vez mais depende da TI. Na indústria, todo o processo de produção envolve tecnologia, cada vez mais avançada.

Santa Catarina é destaque no Brasil, entre outros predicados, pela qualidade da nossa mão de obra, que permite a fabricação de produtos de alto valor agregado e nos abre a porta dos mercados nacional e internacional. Mesmo assim a tecnologia da informação ainda é inacessível à maioria dos alunos da rede pública.

Facilitar seu acesso é tarefa da maior importância, não só para formarmos os trabalhadores mais produtivos do futuro – que farão nosso estado avançar ainda mais – como para termos pessoas mais bem informadas e capazes de exercer a sua cidadania na plenitude.

Dr. Vicente, Deputado Estadual.

Vicente-Caropreso-Foto-PSDB-SC1