Blog do Prisco
Coluna do dia

PSD se reforça mirando 2018

PSD se reforça mirando 2018

Em Brusque, o prefeito era do PT (Paulo Eccel). Foi cassado. Assumiu um jovem líder do PSD, Roberto Prudêncio Neto, que tem tudo para buscar a reeleição. Em Palhoça, o prefeito eleito em 2012 (Ivon de Souza) era do PSDB (agora está no PR). Impedido de assumir, abriu-se o caminho o caminho para outro pessedista (Camilo Martins) comandar a cidade. No Planalto Norte, o ritual se repetiu. Um petista (Roberto Scholze) perdeu o mandato e um quadro do PSD (Wellington Bielecki) agora é o prefeito, eleito na terça-feira pela Câmara de Vereadores. Em Chapecó, o PMDB tinha um forte candidato (Luciano Buligon). Não tem mais. Ele saiu do manda brasa e vai assinar ficha no PSB para disputar a prefeitura respaldando o PSD.

Em Joaçaba, o PMDB também tinha um concorrente com grande potencial (o vice-prefeito Marcos Weiss). Sentindo-se abandonado, Marquinhos, como é conhecido, já saiu do partido outrora idealizado por Ulysses Guimarães. Tem tudo para assinar ficha no PSD, talvez no PSDB, mas o fato é que tem grande chance de conquistar a prefeitura alinhado com o grupo do governador do Estado, do qual também faz parte o prefeito reeleito da cidade, Rafael Laske.

Toda essa movimentação não é fortuita. Tem como pano de fundo as eleições de 2016, sempre mirando o pleito estadual de 2018, quando são grandes as chances de PSD e PMDB sepultarem a atual aliança. E quem estiver mais forte larga com vantagem na disputa estadualizada.

 

 

O troco

Não por acaso, o PMDB, e outras legendas, vendo minguar suas fileiras a partir do fortalecimento de uma sigla rival, no caso o PSD (tonificado pela conquista de novas prefeituras), têm feito jogo duro na Assembleia Legislativa, por meio das bancadas. O governo vem encontrando sérias dificuldades para aprovar matérias de seu interesse.

 

 

Placa e domicílio

Paulo Bornhausen já é visto circulando com um carro com placas de Itajaí, cidade para a qual já transferiu o domicílio eleitoral. Traduzindo: é candidatíssimo à prefeitura da cidade que tem o maior PIB de Santa Catarina.

 

 

Subsídio ao vizinho

Quem almoçou ontem com o deputado Gelson Merísio foi presidente da Assembleia do Paraná, Ademar Traiano (PSDB). O tucano vizinho veio conhecer a estrutura de comunicação (assessoria, rádio e TV) do Parlamento Barriga-Verde.

 

 

Municipalismo

O presidente da Associação Brasileiro dos Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira, confirmou presença no Seminário de Mobilidade Urbana promovido pela Amplanorte nos dias 6 e 7 de julho, em Mafra. A ABM atua na capacitação no sentido de implantar políticas públicas nas mais diversas áreas, inclusive atuando junto aos demais entes federados e o Congresso Nacional.

 

 

Quem tem medo

Colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo, publicou ontem (quinta) notícia dando conta de que os advogados do ex-ministro José Dirceu entraram com habeas corpus preventivo no Tribunal Federal da quarta região, sediado em Porto Alegre. Os causídicos argumentam que o petista está na iminência de ser preso “de forma ilegal” no âmbito da Operação Lava-Jato.

 

Voo

Tucanos e amigos têm estimulado o senador Paulo Bauer a disputar a prefeitura de Joinville em 2016. Há quem vislumbre a possibilidade de uma composição com o PSD, que indicaria o vice.

 

 

Baixa

Vice-prefeito de Joaçaba, Marcos Weiss (já fora do PMDB) ainda não definiu o futuro, mas como deseja efetivamente se candidatar ao pleito do ano que vem, terá que se decidir até outubro, mas como .