Blog do Prisco
Destaques Notícias

PSDB reúne mais de 350 filiados no primeiro seminário “Rumo a 2016”

O primeiro dos 19 encontros de lideranças do PSDB catarinense reuniu mais de 350 filiados de todo o Alto Vale de Itajaí em Rio do Sul neste sábado, dia 11 de julho. O seminário intitulado “Rumo a 2016” mapeou a situação de cada um dos 28 municípios das regionais de Ibirama, Ituporanga, Rio do Sul e Taió. O objetivo principal é fortalecer o partido para as eleições do próximo ano.
O presidente Marcos Vieira (discursando na foto) apresentou números acerca do desempenho da legenda nas últimas quatro eleições e o número de filiados em cada município. Surfou nos dados para dar uma chamada na turma, convocando os tucanos do Alto Vale a arregaçarem as mangas (evidentemente que o desempenho tem deixado a desejar), sem que a cobrada fosse, digamos, muito “brusca.”

MARCOS VIEIRA PSDB NÚMEROS

CARDEAIS-TUCANOS

Ao lado de lideranças importantes do PSDB catarinense, como os senadores Dalírio Beber e Paulo Bauer, os deputados estaduais Leonel Pavan e Serafin Venzon, além do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, o presidente da Executiva Estadual tucana, deputado Marcos Vieira, apresentou aos presentes dados das quatro últimas eleições municipais (de 2000 a 2012), além de quadro histórico de filiados e informações importantes para a formação dos diretórios municipais em cada um dos 28 municípios. “O PSDB é uma das siglas mais fortes no Estado hoje, e vamos analisar cada uma das 295 realidades eleitorais de Santa Catarina para construir o melhor cenário em 2016”, disse Vieira.

O senador Dalírio Beber ressaltou aos presentes que o partido precisa fortalecer as bases nos municípios exatamente com eventos como este em Rio do Sul, visando não apenas quadros fortes para 2016, mas também para 2018. O também senador Paulo Bauer destacou que sempre é possível fortalecer um pouco mais o partido em cada localidade, e que a soma deste esforço pode ser decisiva numa eleição. Os deputados Pavan e Venzon também falaram em unidade partidária e contaram relatos de
eleições que participaram para encorajar os que vislumbram disputar o pleito do próximo ano.
Outro que também contou sua trajetória política, iniciada aos 15 anos, foi o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. “Uma eleição não é ganha por acaso, ela é construída ao longo de anos, inclusive pode passar por derrotas”, ensinou Bernardes.
Na parte final do encontro, representantes de cada um dos 28 diretórios municipais tiveram a palavra para detalhar um pouco mais os planos do partido em suas cidades. Várias pré-candidaturas foram citadas, com destaque para o vereador José Thomé, que almeja ser o primeiro tucano a disputar a prefeitura de Rio do Sul, principal pólo do Alto Vale. O encontro em Rio do Sul foi o primeiro de uma série de 19 que o presidente Marcos Vieira quer fazer até meados de agosto, atingindo de alguma forma todos os 295 municípios catarinenses. No próximo sábado, dia 18, serão outros três seminários com o mesmo objetivo: em São Miguel do Oeste (incluindo ainda as regionais de Itapiranga e Dionísio Cerqueira), Maravilha (regionais de Maravilha, Palmitos e São Lourenço do Oeste) e Cordilheira Alta, com as regionais de Chapecó, Quilombo e Xanxerê.

Foto: PSDB-SC, divulgação