Blog do Prisco
Coluna do dia

PT dispara contra PMDB

PT dispara contra PMDB

A executiva estadual do PT distribuiu nota em que detona o PMDB. O partido fez duro discurso contra Dilma Rousseff há duas semanas, criticando o fisiologismo e pedindo o impeachment, mas manteve vários cargos estratégicos, como as presidências da Eletrosul e da Embratur, nas mãos de peemedebistas catarinenses.

No documento, a cúpula vermelha preserva a instituição PMDB, lembrando o passado de lutas da legenda, mas não poupa algumas lideranças “obscuras” de Santa Catarina. De acordo com os petistas, que se dizem “perplexos e indignados”, a seção Barriga-Verde do PMDB “flerta com o golpismo.”

No centro de tudo, ressalta a nota do PT, está o apoio de lideranças de catarinenses a Eduardo Cunha, o homem-bomba que preside a Câmara e que controla cerca de 100 deputados. Seus tentáculos, obviamente, chegam a Santa Catarina e os petistas também flertam com esta questão, mandando um claro recado aos aliados de Cunha, no melhor estilo “nós sabemos o que vocês fizeram no Verão passado.” Na outra ponta, a cúpula petista já identificou que há claros movimentos de aproximação entre PMDB e PSDB (o inimigo número um do PT), tanto no contexto nacional quanto no âmbito estadual.

 

 

Diálogo

Mesmo percebendo a mudança de rumo no PMDB, a executiva do PT deliberou por entabular novas conversas com a cúpula do Manda Brasa para “esclarecer divergências.” Resta saber se os peemedebistas querem conversar.

 

 

Mapa da mina

Na nota que o PT divulgou,  detonando próceres do PMDB-SC, o partido fez questão de mapear os cargos federais ocupados por peemedebistas locais: “ Em Santa Catarina, funções significativas para o Governo Dilma, e para o povo catarinense e brasileiro, como a presidência da ELETROSUL, FUNASA, Porto de Laguna, DNPM, ANVISA, INMETRO, MAPA e EMBRATUR são ocupadas por dirigentes do PMDB.”

 

 

Em SC

Dilma Rousseff pode vir a Santa Catarina e também ao Rio Grande do Sul no fim de semana. Informação repassada pela assessoria do governador Raimundo Colombo, que foi recebido por ela ontem, em Brasília. O catarinense pediu, mais uma vez, pela nomeação do presidente do TJ, desembargador Nelson Martins, à vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

 

Novo relator

O processo que envolve o ex-governador, e atual deputado estadual, Leonel Pavan, na rumorosa Operação Transparência, de 2009, tem novo relator no Tribunal de Justiça. Na verdade, a peça voltou para as mãos do desembargador Newton Trisotto no dia 5 de outubro. O magistrado retornou ao TJ no dia 1 deste mês, depois de uma temporada em Brasília, atuando no STJ.

 

 

Parado

O processo, até segunda ordem, segue dormitando nos escaninhos do Judiciário, mas o retorno de Trisotto gerou expectativas sobre possíveis novas movimentações. Em 2009, Pavan foi indiciado pela PF por suposto envolvimento num esquema de sonegação fiscal no ramo de combustíveis. Seu indiciamento retardou por quase três meses a posse do tucano como governador em 2010.

 

 

Naufrágio

Reitora da UFSC, Roselane Neckel, petista de carteirinha, sofreu fragorosa derrota na tentativa de novo mandato. Ficou em quarto lugar, com pouco mais de 12% dos votos. Duas chapas oposicionistas vão para o segundo turno.

 

 

Atenção total

Prefeito de Brusque, Roberto Prudêncio Neto (PSD), derrubou toda a agenda ontem, quinta. Determinou atenção total da prefeitura para os problemas gerados a partir da chuvarada.